Cidade

Professores substitutos fazem novo ato e Semec diz que não há pagamentos para eles

A Semec explica que os professores temporários não fazem jus aos benefícios reivindicados

Alinny Maria

Terça - 27/07/2021 às 10:22



Foto: Imagem enviada ao Piauíhoje.com Professores fazem manifestação em Teresina
Professores fazem manifestação em Teresina

Um grupo de professores substitutos da Secretaria Municipal de Educação (Semec) realiza nova manifestação na manhã desta terça-feira (27) na frente do Palácio da Cidade, no Centro de Teresina. Os professores cobram o pagamento de férias, décimo terceiro salário, abono constitucional, entre outros direitos. 

Na semana passada, o mesmo grupo realizou ato no local. A Semec informou que protocolou a solicitação junto a Procuradoria Geral do Município, mas obteve parecer desfavorável.
"A Procuradoria declara que servidores temporários não fazem jus a esses benefícios, com base na Lei Municipal 3.290 e também por julgamento do Supremo Tribunal Federal, no RE 1.066.677. Os professores são remunerados com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que não permite à Semec escolha de efetuar ou não pagamentos fora da aplicação legal", disse a Semec por meio de nota.

 No parecer, a Procuradoria Geral do Município incentiva a elaboração de um projeto de lei que possa incluir juridicamente o direito a décimo terceiro e férias para esse tipo de contratação.  A Semec também destacou que os professores substitutos são chamados para ocupar, por tempo determinado, o lugar de docentes em licença ou afastados.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: