
O plano de enfrentamento à estiagem no Piauí prevê a perfuração de 62 novos poços, a revitalização de 217 já existentes e a disponibilização de 147 caminhões-pipa, sendo 84 destinados à zona urbana e 63 à zona rural. A operação deve beneficiar cerca de 1,9 milhão de pessoas em todas as regiões do estado.
Apresentação do Plano de Enfrentamento à Estiagem | Foto: Piauí Hoje
Também será ampliada a capacidade de transporte dos caminhões-pipa, que chega a 2,35 milhões de litros de água. O fornecimento será gratuito, e qualquer cobrança irregular deve ser denunciada à Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Piauí (Agrespi), pelo telefone (86) 99520-4096 ou pelo e-mail ouvidoria@agrespi.pi.gov.br.
As medidas de combate à seca foram anunciadas nesta terça-feira (23) e contam com um investimento de R$ 63 milhões, voltado para ampliar o acesso à água potável em áreas urbanas e rurais.
Reforço nos caminhões-pipa | Foto: Piauí Hoje
O presidente da Águas do Piauí, Guilherme Dias, pediu que a população faça uso consciente da água, de forma que todos possam ser atendidos.“É importante que cada cidadão use a água com parcimônia, pensando na coletividade. Nosso objetivo é distribuir da melhor forma possível os recursos disponíveis dentro do contrato vigente, garantindo que todas as comunidades sejam contempladas”, afirmou.
Sobre os municípios do semiárido, região em que os reservatórios de água estão em situação crítica, Guilherme explicou que as soluções passam pela perfuração de novos poços, a revitalização dos já existentes e, em casos emergenciais, pelo abastecimento com caminhões-pipa. “Nas áreas mais críticas, como Fartura e Marcolândia, temos atuado com caminhões-pipa para atender as famílias enquanto avançamos com a perfuração e recuperação de poços”, completou.
Presidente da Águas do Piauí, Guilherme Dias | Foto: Piauí Hoje
O plano divide as ações em três regiões do Piauí: Cerrado, Meio Norte/Litoral e Semiárido. No Semiárido, estão previstas a instalação de estações de tratamento móveis e reservatórios com capacidade para 70 mil litros. Já no litoral e no meio norte, o foco será a revitalização de poços e o reforço no transporte de água.