Cidade

IMUNIZANTE

Piauí teve 3.6 mil casos e 28 mortes por Covid-19 em 2024; vacina barra avanço da doença

A vacina foi a responsável por conter a disseminação do vírus e os piauienses precisam continuar tomando as doses

Da Redação

Sábado - 22/06/2024 às 17:45



Foto: Divulgação Agência Brasil Vacina covid-19
Vacina covid-19

Passados dois anos do fim da pandemia de Covid-19, o Piauí ainda registra mortes e casos confirmados da doença. Este ano, até o momento, foram registradas 28 mortes por covid no Estado e 3.679 novos casos confirmados. Muito se deve ao déficit na continuidade da vacinação.

O painel da Secretaria Estadual de Saúde que indica os dados de vacinação contra a covid no Piauí indicam que os piauienses não estão dando continuidade ao esquema vacinal.

Enquanto 93,36% da população tomou a primeira dose do imunizante, apenas 87,29% tomou a segunda dose ou a dose única. A dose de reforço foi ministrada a 78,59% do público alvo e a segunda dose de reforço chegou a apenas 32,49% da população apta a tomar. Já o percentual que tomou a terceira dose cai para 0,54% e o terceiro reforço foi dado a apenas 0,16% do público esperado. Quando se refere à vacina bivalente, a dose chegou a 69,01% da população que foi beneficiada com o imunizante.

Este ano, a vacina passa a ser aplicada apenas em grupos vulneráveis, como crianças e idosos. "A vacina foi decisiva para conter o vírus. Temos pessoas mais idosas sendo acometidas e com casos graves, como a gripe ainda faz vítimas", afirma o infectologista Carlos Henrique Nery Costa.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: