Cidade

DRENAGEM URBANA

Obra da galeria do Torquato Neto começam após período chuvoso, diz prefeitura

Intervenção de drenagem deve reduzir alagamentos e beneficiar cerca de cinco mil famílias na zona Sul de Teresina

Quarta - 14/01/2026 às 17:28



Foto: Galeria deve beneficiar cerca de 5 mil famílias que sofrem com transtornos causados pelas chuvas intensas
Galeria deve beneficiar cerca de 5 mil famílias que sofrem com transtornos causados pelas chuvas intensas

As obras para a construção da Galeria do Torquato Neto, na zona Sul de Teresina, já implantou o canteiro de obras e deve começar os trabalhos depois do período chuvoso, segundo a Prefeitura de Teresina. Os ajustes finais para o início efetivo da obra foram discutidos em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (13), com a participação de equipes técnicas do município, representantes da empresa executora e da Caixa Econômica Federal.

Segundo a prefeitura, a empresa também iniciou a preparação da área destinada à fabricação dos pré-moldados, onde serão produzidas as aduelas, grandes peças de concreto pré-moldadas que formam a estrutura da galeria por onde a água da chuva vai escoar. 

Com investimento estimado em R$ 122 milhões, a primeira etapa da galeria terá mais de 11 quilômetros de extensão 

De acordo com o superintendente da SDU Sul, Isaac Meneses, a fase atual é essencial para garantir que a obra avance com mais eficiência quando as escavações forem iniciadas. “Estamos dando o pontapé inicial em uma obra de grande porte e alta complexidade. Mesmo durante o período chuvoso, a empresa já está preparada, com canteiro instalado e produção dos pré-moldados, para que, assim que o inverno passar, possamos iniciar as escavações com mais agilidade e segurança”, afirmou.

A Galeria do Torquato Neto tem como principal objetivo reduzir os alagamentos recorrentes nos bairros Torquato Neto e Portal da Alegria, na zona Sul de Teresina. A intervenção deve beneficiar diretamente cerca de cinco mil famílias que sofrem com transtornos causados pelas chuvas intensas.

Com investimento estimado em R$ 122 milhões, a primeira etapa da obra terá mais de 11 quilômetros de extensão e contará com dois grandes reservatórios. Esses equipamentos vão funcionar como um sistema de contenção, permitindo a liberação controlada da água da chuva e reduzindo significativamente os riscos de inundações na região. 

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade


Publicidade