Cidade

INUDAÇÃO

Sobe para 100 o número de famílias desabrigadas em Teresina devido às chuvas

As famílias foram levadas para casas de familiares e escolas próximas

Alinny Maria

Domingo - 02/01/2022 às 14:52



Foto: Defesa Civil Famílias ficam desabrigadas na zona Norte de Teresina
Famílias ficam desabrigadas na zona Norte de Teresina

Atualizada às 19h

Subiu para 100 o número de famílias desabrigadas em Teresina devido às fortes chuvas. Segundo a Defesa Civil de Teresina, as famílias são do bairro Mafrense, na zona Norte da capital. Algumas famílias tiveram suas casas foram inundadas e foram removidas de situações de riscos.

As famílias foram alojadas em casas de familiares e escolas próximas, onde recebem assistência da Prefeitura de Teresina. 

Matéria original

As fortes chuvas que atingem Teresina deixaram mais de 50 famílias desabrigadas no bairro Mafrense, zona Norte da capital. Equipes da Defesa Civil realizaram a remoção das famílias das áreas de risco na manhã deste domingo (02).

A água da chuva deixou as casas inundadas. Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, uma lagoa que existe na região elevou o volume de água e provocou os alagamentos. 

As pessoas desabrigadas estão sendo alojadas em casas de familiares e em escolas próximas da região. As famílias foram inscritas no programa Família Solidária e receberão um auxílio de R$ 300 por mês.

Situação de emergência

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), informou que ainda neste domingo (02), vai assinar o decreto que declara situação de emergência em Teresina devido aos alagamentos registrados.

O documento vai possibilitar que o poder executivo municipal atue de forma mais urgente na assistência às famílias desabrigadas e que estão em situação de risco devido ao aumento do nível dos rios Parnaíba e Poti com as últimas chuvas.

Hoje pela manhã, o prefeito reuniu parte dos secretários municipais e pontuou ações emergenciais que já começaram a ser adotadas para atender às vítimas de alagamentos.

Equipes da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi)  estão no bairro Mafrense realizando o cadastro de famílias, através do programa “Cidade Acolhedora”, que beneficia pessoas sem moradia ou em situação de risco.

Agentes da Secretaria Municipal de Defesa Civil realizam a remoção de famílias de áreas alagadiças. Elas estão sendo levadas para a Escola Municipal Domingos Afonso Mafrense. O prefeito acompanha pessoalmente as ações.

“Além de adotarmos uma série de medidas de assistência à essas famílias estamos decretando situação de emergência na cidade para podermos atuar com mais mais rapidez no atendimento às vítimas de enchentes em nossa Teresina. Colocamos assistentes sociais para cadastro e caminhões para auxiliar na retirada dos móveis das casas de áreas de risco”, declarou o prefeito.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: