Cidade

Segurança pública no Piauí

Novos botões de emergência são instalados para aumentar segurança no Centro de Teresina

Totens inteligentes com botão de emergência estão agora no Mocambinho e Praça Pedro II

Da Redação

01 de junho de 2026 às 13:14 ▪ Atualizado há 55 minutos

Ver resumo
  • A Secretaria de Segurança Pública do Piauí inaugurou dois novos totens inteligentes com botão de emergência em Teresina.
  • Os totens estão localizados na Praça Jornalista Paulo de Tarso (Mocambinho) e Praça Pedro II (Centro).
  • Eles fazem parte do Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial (SPIA) e ampliam a capacidade de monitoramento.
  • Atualmente, há sete desses equipamentos, com planos para 16 totens em Teresina e uma futura expansão para Parnaíba.
  • Jetan Pinheiro e coronel Scheiwann Lopes afirmam que os totens melhoram a eficiência e a resposta das forças de segurança.

Novos botões de emergência são instalados para aumentar segurança no Centro de Teresina

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí inaugurou nesta segunda-feira (1º) dois novos totens inteligentes com botão de emergência. Os equipamentos foram instalados na Praça Jornalista Paulo de Tarso, no Mocambinho, e na Praça Pedro II, no Centro de Teresina.

Integrados ao Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial (SPIA), esses totens ampliam a capacidade de monitoramento do estado, onde agora estão disponíveis sete equipamentos. Eles permitem que cidadãos acionem diretamente o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em emergências.

Os totens também estão instalados em locais estratégicos como a Ponte Estaiada e a Rodoviária de Teresina. A iniciativa faz parte de um projeto que prevê a instalação de 16 totens na capital, com futura expansão para Parnaíba.

De acordo com o diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Yan Brayner, a escolha dos locais foi baseada em estudos que identificaram áreas de grande circulação de pessoas. “Esses equipamentos reforçam a segurança e oferecem um canal direto de comunicação para emergências”, explicou.

Jetan Pinheiro, superintendente de Gestão da SSP-PI, afirmou que a ampliação do SPIA melhora a eficiência das forças de segurança. “A tecnologia nos permite atuar de forma mais rápida e preventiva”, destacou.

Para o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, os totens complementam o policiamento ostensivo. “Facilitam o atendimento de ocorrências e fortalecem a resposta às demandas da população”, afirmou.

Fonte: Governo do Piauí - Notícias



@production @if(request()->routeIs('site.home.index')) @endif @endproduction