Cidade

Firmino comenta nova fase de reabertura e pede que a população siga os protocolos

A partir de hoje (27), voltam a funcionar alguns setores do comércio varejista e atacado

Alinny Maria

Segunda - 27/07/2020 às 12:35



Foto: Piauihoje.com Prefeito Firmino FIlho
Prefeito Firmino FIlho

Em vídeo gravado nesta segunda-feira (27), o prefeito Firmino Filho (PSDB) falou sobre a segunda fase da retomada das atividades econômicas de Teresina. O prefeito lembra que a pandemia ainda não acabou e que é necessário as pessoas seguirem os protocolos e cumprir as medidas de higiene.

“Estamos em um momento crucial, a doença pouco a pouco diminui e o que queremos pouco a pouco de forma responsável, gradativa, retornamos às atividades econômicas da nossa cidade. Chegarmos a esse novo normal. Até agora muita coisa foi feita por parte da nossa população. Não foi fácil! Tivemos muita dor, muito sacrifício, muitos dos nossos entes queridos se foram. Agora, não devemos desistir do enfrentamento. Vamos renovar a nossa fé! Agradeço cada um de vocês, não vencemos ainda. Para que possamos vencer temos que continuar praticando os bons atos", disse o prefeito.

FASE 2

Iniciou hoje (27), em Teresina, a Etapa 1 da Fase 2 de retomada das atividades econômicas e sociais. Com isso, voltam a funcionar alguns setores do comércio varejista e atacado, algumas atividades administrativas e de serviços, atividades religiosas e ainda fica permitida a prática de atividades físicas em alguns espaços públicos. Todos os setores deverão seguir protocolos de segurança para evitar a disseminação do novo Coronavírus.

No comércio varejista e atacadista podem funcionar a partir de hoje as lojas de informática, telefonia e comunicação, eletrodomésticos, equipamentos de áudio e vídeo, móveis, colchoaria, iluminação, instrumentos musicais e acessórios, artigos médicos e ortopédicos, ótica, joalheria e relojoaria, artigos para animais de estimação, equipamentos para, escritório, artigos fotográficos e de filmagem, aparelho eletroeletrônicos.

No comércio atacadista estão permitidos retomar as atividades os estabelecimentos comerciais de produtos não essenciais. Também estão autorizados a funcionar nesta etapa de reabertura as agências de viagem e a realização de serviços em edifícios, além de pet shops.

As atividades voltam de forma gradual e respeitando algumas restrições, com apenas 50% dos trabalhadores no espaço físico do estabelecimento, por apenas quatro dias na semana e seis horas de trabalho por dia. No comércio do Centro da cidade, o horário de funcionamento ficou acordado entre 9h e 15h, já na zona leste da cidade será das 14h às 20h. Os trabalhadores e clientes precisam respeitar o distanciamento social de 2 metros, além do uso de máscara e higienização constante das mãos.

No caso das atividades religiosas, deve haver redução de participantes a 30% da lotação máxima, uso obrigatório de máscara por fiéis, celebrantes e coros ou músicos. Deve ser garantido o distanciamento de 2 metros entre as pessoas, com marcação e bloqueio de cadeiras se necessário. Se possível, deve ser dada preferência a atividades ao ar livre, assim como a manutenção das transmissões online. Crianças de até 12 anos não devem participar, assim como pessoas dos grupos de risco.

Já as atividades ao ar livre só devem ocorrer de forma individual, respeitando o distanciamento. As pessoas devem evitar compartilhar objetos ou tocar as mãos diretamente no solo, além de sempre usar máscara e manter os cabelos presos. No ciclismo, deve ser mantida uma distância de 20 metros entre cada praticante. Neste primeiro momento, apenas o Parque da Cidadania será reaberto ao público, em horário reduzido, a partir da próxima quinta-feira (30).

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: