Cidade

APOIO SOCIAL

Famílias inscritas no CadÚnico podem solicitar Auxílio Funeral em Teresina

Benefício garante urnas, assepsia e translado do corpo, além de acolhimento humanizado no Plantão Funerário

Da Redação

Quinta - 10/07/2025 às 07:56



Foto: Reprodução Funeral
Funeral

Em Teresina, famílias em situação de vulnerabilidade social contam com o Auxílio Funeral, um benefício eventual oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). O serviço, disponível desde 2017, funciona 24 horas por dia no Plantão Funerário da capital, garantindo urnas funerárias, assepsia e translado do corpo para o sepultamento, além de acolhimento e respeito às famílias.

A equipe técnica da Semcaspi, composta por assistentes sociais, psicólogos e auxiliares administrativos, acompanha os familiares durante todo o processo de requerimento, assegurando atendimento eficiente e humanizado.

“Esse benefício eventual faz parte das políticas de assistência social da nossa capital e nosso dever é garantir esse direito aos nossos cidadãos. Além de oportunizar um sepultamento digno aos cidadãos, esse benefício serve como porta de entrada para outros serviços da rede socioassistencial”, afirma Guadalupe Veloso Freitas, técnica de referência do Auxílio Funeral.

Para ter acesso ao Auxílio Funeral, é necessário que o óbito tenha ocorrido em Teresina, que o requerente seja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e que a família tenha renda de até meio salário-mínimo.

Os documentos exigidos para o requerimento são: declaração de óbito; RG e CPF do requerente e do falecido; comprovante de endereço atualizado; e declaração de beneficiário do Programa Bolsa Família ou comprovantes de renda dos trabalhadores da família. Todo o processo é realizado presencialmente na sede do Plantão Funerário de Teresina, na rua Primeiro de Maio, nº 291, Centro/Sul.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: