Como parte das ações do movimento “Você + Seguro”, lançado no início de abril pela Equatorial Piauí, a Distribuidora levou para a empresa G3 Telecom, nesta terça-feira (30), uma série de ações que buscam evitar acidentes com energia elétrica envolvendo colaboradores que prestam serviços de internet. O trabalho desses profissionais tem riscos envolvidos porque atuam diariamente instalando ou realizando manutenções em cabos localizados em postes compartilhados com a concessionária de energia em todo o estado do Piauí.
Durante a ação, que aconteceu na sede da G3 Telecom, mais de 250 funcionários da empresa de internet participam de um momento de conscientização e reforço das normas de segurança, como o uso de equipamentos de proteção individual e coletivos, bem como os cuidados ao realizar cabeamentos de internet próximo da rede energizada. Buscando ampliar o acesso a informações educativas, a Equatorial Piauí planeja ampliar esta ação para outras empresas prestadoras dos serviços de TV a cabo e internet.
“O Grupo Equatorial tem como seu principal valor a Segurança, pois acreditamos que o comportamento preventivo e seguro salva vidas. Por isso, queremos nos aproximar da comunidade levando orientações para que cada um faça a sua parte e assim possamos zerar o número de acidentes com energia elétrica em todo o estado”, declara Humberto Soares, Presidente da Equatorial Piauí.
De forma direta e prática, os colaboradores da empresa de internet receberão informações e dicas de como garantir a segurança nas ações diárias:
- Inspecionar EPIS e EPCS diariamente de forma correta;
- Usar os equipamentos de proteção acordo com as normas do fabricante;
- Cumprir as normas de segurança;
- Ao ver cabos partidos no solo, não se aproxime e comunicar à Equatorial;
- Atenção ao realizar cabeamentos de internet próximo a rede energizada;
- Inspecionar o poste antes de acessá-lo;
- Não tentar retirar pipas que estejam em contato com a rede elétrica.
O Superintendente da Equatorial Piauí, Leonardo Brito, destaca que a prevenção é o caminho certo para evitar acidentes com energia. “A chave pare evitar acidentes elétricos está sobretudo na informação Através das dicas compartilhadas no movimento Você + Seguro, queremos contribuir com uma mudança de cenário, levando conhecimento para conscientizar diversos públicos como estudantes, trabalhadores das mais variadas áreas e a comunidade em geral”.
Segundo último levantamento da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), somente no primeiro semestre de 2023, foram contabilizados 521 acidentes com população e 350 mortes por choque elétrico por causas diversas, inclusive acidentes domésticos, em todo o país. O número teve um crescimento quando comparado ao mesmo período do ano anterior, que registrou 458 acidentes e 330 óbitos.
“Gostei muito do momento, foi bem proveitoso. Nos fez refletir que a segurança começa por cada um de nós, que esse primeiro passo é nosso”, destacou o Victor Coimbra, Instalador de Telecom da G3.
O “Você + Seguro” faz parte da campanha “A Toda Hora Equatorial”, que traz dicas e orientações importantes para a população sobre os mais diversos temas relacionados à distribuição de energia elétrica, incluindo a segurança. Dentro do movimento serão realizadas blitz de segurança, campanhas de conscientização e ações especiais em parceria com lideranças comunitárias, empresas públicas e privadas, entidades de classe e sindicatos.
Fonte: Ascom Equatorial