
O Consórcio Teresina Ambiental (CTA), resolveu retomar as atividades de coleta de lixo em Teresina nesta segunda-feira (15), após quatro dias sem realizar o serviço. O lixo ficou acumulando nas ruas da capital porque a empresa não liberava os caminhões. Prefeitura de Teresina informou que não estava com nenhum repasse em atraso e que os salários dos trabalhadores estão em dia.
Depois de grande repercussão, o Consórcio liberou os caminhões e de imediato os garis iniciaram os trabalhos, começando pelos pontos mais críticos. De acordo com o presidente Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep), Jonatas Miranda, as empresas do CTA passaram a bloquear o acesso aos caminhões na quinta-feira (11).
Diante da situação, a Prefeitura de Teresina já havia informado que iria contratar veículos alternativos de forma emergencial para recolher parte do lixo, mas agora não será mais necessário.
Segundo informações, a paralisação do CTA teria sido motivada porque a Prefeitura de Teresina sinalizou que não irá renovar o contrato com a atual empresa que faz a coleta de lixo e já abriu processo licitatório para contratar nova empresa.