
Nesta quarta-feira (10 de fevereiro) comemora-se o Dia Mundial das Pulses. Fazem parte desse grupo de alimentos as leguminosas consumidas secas, como o feijão comum, feijão-caupi (feijão-de-corda), ervilha, lentilha e grão-de-bico. A data foi instituída em 2016 visando a incentivar a produção e consumo desses grãos.
As pulses são ricas em proteína, fibras, vitaminas e aminoácidos, contribuindo para a melhoria da nutrição e saúde, reduzindo a desnutrição, o diabetes, a obesidade e a fome no mundo.
No Brasil, as pulses mais consumidas são os feijões, tanto o comum quanto o feijão-caupi, que junto com o arroz, representa a base da alimentação da população, especialmente na região Nordeste.
SETUT emite nota sobre a greve dos motoristas dos transportes coletivos
FMS alerta que tabela de vacinação contra a Covid-19 é fake news
Justiça determina que 70% da frota de ônibus de Teresina circule nos horários de pico
O feijão-caupi, especialmente no Nordeste brasileiro, faz par com o arroz, formando a base da alimentação da população. Nos últimos anos, graças ao melhoramento genético, houve uma expansão em sua produção e hoje tem se destacado também como produto para exportação.
A Embrapa Meio-Norte realiza pesquisas com esse grão e já desenvolveu dezenas de cultivares que são utilizadas na alimentação do brasileiro e exportadas para diversos países. O feijão-caupi é rico em proteínas e seu consumo propicia diversos benefícios à saúde devido também à presença de fibra alimentar, minerais, vitaminas e compostos bioativos (antioxidantes), auxiliando na prevenção de doenças coronarianas, câncer e diabetes.
Clique no link https://www.embrapa.br/meio-norte/receitas-caupi e conheça algumas receitas de pratos à base de feijão-caupi.
Fonte: Maria Eugenia Ribeiro