
Um detento identificado por Thiago da Silva Araújo, 27 anos, foi assassinado dentro da Casa de Custódia na tarde dessa quinta-feira (1°). O crime aconteceu durante o banho de sol dos internos do Pavilhão H.
Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciário do Piauí - Sinpoljuspi, Thiago Araújo foi encontrado por funcionários do presidio em uma cela desativada.
“Ele foi encontrado por um servidor, estava cheio de perfurações em todo o corpo, indica que foram vários agressores”, diz vice-presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda.
De acordo com o Instituto Médico Legal – IML, o detento foi morto com 360 perfurações e teve os olhos arrancados.
O detento, que respondia pelo crime de latrocínio, roubo seguido de morte, em Teresina, estava preso desde agosto de 2015.
“Thiago foi encaminhado para o presidio do município de Esperantina porque não havia mais vagas nas unidades prisionais de Teresina. No dia 15 de abril deste ano, ele veio para a Casa de Custódia”, afirma Kleiton Holanda.
Ainda conforme o Sinpoljuspi, somente neste ano, esta é a 11ª morte que acontece na Casa de Custódia. O sindicato cobra providências do Governo e informa ainda que vai acionar a Justiça, pois esses crimes são recorrentes e os agentes penitenciários correm sérios riscos.
Uma das principais causas de assassinatos dentro de unidades prisionais é a superlotação, a Casa de Custódia tem capacidade para 363 presos, mas atualmente abriga 960.
Em nota, a Secretária de Justiça do Piauí – Sejus, que investiga o caso, informou que os suspeitos já foram identificados.
Veja a nota da Sejus na íntegra
A gerência da Casa de Custódia de Teresina informa que o detento Thiago da Silva Araújo foi encontrado morto nesta quinta-feira (1) com perfurações no corpo no Pavilhão H da unidade, durante a vistoria estrutural. O corpo do detento foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), onde passará por perícia. A gerência informa que tem informações sobre presos suspeitos de terem cometido o crime e está investigando o caso. A segurança na unidade prisional continua sendo reforçada.
Fonte: Alinny Maria