
Um princípio de incêndio atingiu a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Satélite, na zona Leste de Teresina na manhã desta segunda-feira (24). O Corpo de Bombeiros foi acionado após um curto-circuito em um ar-condicionado na Sala Amarela. Nenhum paciente ou funcionário ficou ferido. Alguns dos pacientes foram realocados para outras unidades de saúde enquanto o incêndio foi controlado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas foram rapidamente controladas, mas a fumaça ainda permaneceu no local. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que está acompanhando o caso.
A Sala Amarela, que atende pacientes com necessidades de urgência, foi evacuada como medida de segurança. Outros pacientes foram realocados para diferentes unidades de saúde da capital enquanto o Corpo de Bombeiros realizava o controle da situação.
O prefeito Silvio Mendes declarou que engenheiros da Prefeitura de Teresina iniciaram uma avaliação para identificar os danos causados pelo incêndio e determinar se o local ficará fechado ou se apenas o setor de triagem será isolado. Além disso, a Secretaria de Saúde realizará uma inspeção detalhada para evitar novos problemas relacionados a equipamentos e instalações.
A UPA do Satélite já havia sido alvo de uma inspeção em agosto de 2024, conduzida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) e pelo Ministério Público do Piauí (MPPI), que encontraram irregularidades em diversos setores, incluindo a falta de ar-condicionado em áreas críticas e a superlotação de pacientes. Esses problemas estavam sendo discutidos pelas autoridades locais, que solicitaram providências para resolver as questões.
Neste momento, a FMS ainda não forneceu uma previsão sobre a normalização dos atendimentos na unidade, enquanto as equipes de saúde da cidade seguem monitorando a situação.