FOGO

Cresce o número de queimadas que afetam a Rede Elétrica no Piauí

casos de incêndios próximos a rede elétrica a Equatorial Piauí também deve ser acionada


Queimadas

Queimadas Foto: Divulgação

O segundo semestre no Piauí é característico pelo aumento dos focos de queimadas, agravado pelo período mais quente do ano no estado. A soma desses fatores pode causar interrupções no fornecimento de energia, trazendo transtornos para a população e para os serviços essenciais, ainda mais imprescindíveis no período de pandemia do coronavírus.

Um levantamento realizado pela Equatorial Piauí identificou que em 2020, ocorreram mais de 537 ocorrências envolvendo queimadas em todo o estado. Só na capital, ano passado, mais de 130 eventos desse tipo foram identificados. Em 2021, os números estão em uma crescente. O Centro de Operações da distribuidora já identificou 478 ocorrências relacionadas à queimadas que prejudicaram o fornecimento de energia, o que já é praticamente 90% do alcançado em 2020 somente nos primeiros seis meses, apontando para uma tendência de aumentar com a chegada do B–R–O–BRO.  Em 2021, as cidades com maior ocorrência de queimadas próximo à rede elétrica são: Teresina (292 ocorrências) Parnaíba (22 ocorrências) e São João do Piauí (16 ocorrências).


“Quando ocorrem queimadas próximo à rede elétrica, o calor danifica as estruturas e cabos condutores, prejudicando o fornecimento de energia para os clientes da região. Inclusive, o fogo pode atingir vários postes e muitos metros de rede, fazendo com que o serviço para recompor a estrutura demande um tempo considerável. Ressaltamos ainda que além dos prejuízos causados, dependendo da circunstância, a prática de queimada pode configurar crime”, reforça Eduardo Abreu, Executivo de Manutenção da Equatorial Piauí.

Em casos de incêndios próximos a rede elétrica a Equatorial Piauí também deve ser acionada para tomar as medidas relativas à distribuição de energia. Quando o fogo estiver atingido uma rede elétrica energizada, não deve haver aproximação e o Corpo de Bombeiros deve ser chamado imediatamente, por meio do número 193.

Confira algumas dicas de como evitar queimadas e esses riscos com a rede elétrica:

  • Evite acender fogueiras, principalmente próximo a rede elétrica;
  • Não jogue pontas de cigarro acesas às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação;
  • Apague com água as cinzas de fogueiras para evitar que o vento leve as brasas para as matas e não coloque fogo em terrenos baldios ou lixões;
  • Realizar os aceiros para a segurança da área – quando em período de estiagem ou com a queimada programada. Evita-se assim queimadas descontroladas ou incêndios.

Fonte: Ascom Equatorial

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: