Cidade

Instituto de Identificação

Começa a funcionar em Parnaíba espaço reformado para emissão de documentos

A unidade consegue emitir 11 mil registros, atendendo toda a Planície Litorânea, em especial o povo da Grande Parnaíba

Sábado - 18/10/2025 às 09:57



Foto: Governador Rafael Fonteles entrega reforma do Instituto de Identificação em Parnaíba
Governador Rafael Fonteles entrega reforma do Instituto de Identificação em Parnaíba

Começou a funcionar neste sábado, 18,  o Espaço da Cidadania Digital Clarice Santos França, em Parnaíba. A unidade foi totalmente reformada e equipada com um investimento de R$ 600 mil do Governo do Estado. A entrega foi feita pelo governador Rafael Fonteles como parte das homenagens pelo Dia do Piauí.

O local abriga o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, que é responsável pela emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), da Identidade Jovem (ID Jovem) e pelo cadastro no Sistema Nacional de Animais Domésticos (SIN Patinhas). “Hoje o dia é repleto de entregas como essa do Instituto de Cidadania Digital, que está conseguindo emitir 11 mil registros, atendendo toda a Planície Litorânea, em especial o povo da Grande Parnaíba, com a identificação digital que é a porta de entrada da cidadania para vários programas sociais e econômicos do município, do Governo do Estado e do Governo Federal”, destacou o governador Rafael Fonteles.

O governador destacou que a identificação digital praticamente dobrou o número de identidades emitidas diariamente na cidade. Antes, o local fazia 80 atendimentos por dia, número que agora saltou para mais de 120, podendo chegar a 140. Ele também ressaltou que muitas pessoas que não podiam pagar pela renovação de certidões agora conseguem resolver sua documentação sem custo.

A revitalização transformou completamente a estrutura do prédio, que agora conta com recepção, quatro estações de atendimento biométrico, salas de atendimento social, coordenação, fraldário, banheiros adaptados, estacionamento e sistema de prevenção a incêndios. Tudo foi planejado para garantir conforto e segurança, especialmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Além dos serviços de identificação, o espaço também integra iniciativas de inclusão tecnológica, como o Piauí Saúde Digital, que oferece consultas e exames por telemedicina, e a Lan House Social, com computadores de uso livre para a população. Outro serviço importante é o atendimento domiciliar para idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

O espaço presta homenagem a Clarice Santos França, uma jovem parnaibana com síndrome de Down que se destacou pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Clarice faleceu no início deste ano, aos 18 anos, e agora dá nome a um local que simboliza inclusão, dignidade e cidadania.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: