Com a proximidade do B-R-O Bró, período mais quente do ano, entre setembro e dezembro, muitos municípios piauienses já sofrem com as altas temperaturas em agosto. Nesse domingo (11), os moradores de Santa Filomena viram os termômetros registrarem 40,5°C, enquanto os oeirenses aguentaram o calor de 38,9°C no sábado (10).
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), várias cidades do Piauí estão com as temperaturas mais altas do país desde o dia 9 de agosto. A umidade relativa do ar está abaixo de 20% em muitas regiões do estado.
A climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (SAMPECE), essas temperaturas podem ultrapassar os 40°C ainda este mês.
"Desde o dia 9, Oeiras sempre apresentou temperatura acima dos 39° e, no Sudeste do Estado, a umidade ficou em 15%. Haverá um outro momento de esquentamento, entre os dias 18 e 21 de agosto, sem previsão de chuva, exceto para locais com altas temperaturas que fazem divisa com o Maranhão, onde podem ocorrer precipitações por conta de nuvens residuais. A temperatura pode ultrapassar os 40°C nesse período", disse.
Fonte: SEMAR