
A zona Sul de Teresina liderou, mais uma vez, o número de atendimentos realizados pela Defesa Civil no mês de junho. Das 38 ocorrências registradas na capital durante o período, 13 aconteceram na zona Sul, o que representa 34,21% do total.
Em seguida, as zonas Sudeste e Leste aparecem empatadas com 8 atendimentos cada. A zona Norte teve 7 registros, e a zona rural, 2.
As ocorrências mais frequentes foram relacionadas a:
Árvores com risco de queda (15 casos – 39,47%)
Riscos físicos e patrimoniais (17 casos – 25,93%)
Potenciais crimes ambientais (3 casos – 7,89%)
Ocupações em bacias hidrográficas, danos em ruas e infestação por pragas urbanas (1 caso cada – 2,63%)
No acumulado do primeiro semestre de 2025, a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresina (SEMDEF) registrou 306 atendimentos. Os dados cobrem o período de janeiro a junho, com a seguinte distribuição:
Janeiro: 52 atendimentos
Fevereiro: 61
Março: 76
Abril: 44
Maio: 35
Junho: 38
O secretário da Defesa Civil de Teresina, coronel José Nunes, destaca que a atuação preventiva tem sido fundamental para reduzir riscos e agilizar as respostas da equipe. “Estamos intensificando as vistorias técnicas em áreas de risco e fortalecendo a atuação preventiva, principalmente agora que nos aproximamos do B-R-O Bró. Nossa equipe já está se preparando para as ações de combate e prevenção a queimadas urbanas e incêndios em áreas verdes”, afirma.
Além das inspeções, a SEMDEF pretende iniciar, nos próximos meses, ações de educação ambiental e manutenção preventiva em comunidades mais vulneráveis e escolas, para reforçar a segurança durante o período mais seco e quente do ano.
A Defesa Civil de Teresina funciona 24 horas e pode ser acionada pelos canais: 199 ou (86) 99514-2250 (WhatsApp).