Cidade

NOVIDADE

Centro de Teresina vai ganhar cabine vermelha como as de Londres; telefone fixo é destaque

Símbolo icônico da capital inglesa, a cabine será instalada na Rua Areolino de Abreu e resgata o quase extinto serviço de telefonia fixa na cidade

Da Redação

Quarta - 26/11/2025 às 12:31



Foto: Redes sociais As cabines vermelhas são destaques nas praças ruas de Londres
As cabines vermelhas são destaques nas praças ruas de Londres

Um pedaço de Londres vai desembarcar no Centro de Teresina ainda neste mês de dezembro. Em uma iniciativa que mistura nostalgia com potencial turístico, uma autêntica cabine telefônica vermelha, similar às famosas "red phone boxes" espalhadas pela capital inglesa, será instalada na Rua Areolino de Abreu. A ação é de uma empresa especializada em instalações de telefonia e equipamentos de segurança.

A cabine, que se tornou um ícone global e um dos pontos turísticos mais fotografados de Londres, será fixada na calçada da própria empresa. De acordo com o proprietário da Tencotel, a implementação depende da concessão de uma licença da Prefeitura de Teresina, que já está sendo providenciada. O objetivo é que o equipamento se torne uma nova atração fotográfica e um marco no centro da cidade.

A empresa por trás da iniciativa vê a cabine como um projeto-piloto. Se a ideia for bem recebida pelo público e se consolidar como um ponto de interesse turístico, a promessa é de que novas cabines vermelhas possam ser instaladas em outros locais estratégicos de Teresina, espalhando um pouco da estética londrina pela capital piauiense.

Telefonia fixa

Um dos aspectos mais curiosos do projeto é que a cabine não será apenas decorativa: ela abrigará um telefone fixo em pleno funcionamento. Este detalhe resgata uma tecnologia que praticamente desapareceu do cenário urbano com a massificação da telefonia móvel.

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram a dimensão desse declínio. Em todo o Brasil, o número de linhas fixas em serviço caiu de 39,6 milhões em 2015 para approximately 25,5 milhões em 2025, uma redução de mais de 35%. Esse fenômeno, conhecido como "corte do fio", foi impulsionado pela praticidade dos celulares e pela popularização de aplicativos de mensagens.

A instalação de um telefone público fixo, portanto, surge como uma curiosidade histórica e funcional, oferecendo um serviço que se tornou raridade na paisagem urbana.

Cabines vermelhas são pontos turísticos na capital inglesa/ Foto: DepositPhotos 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: