Cidade

ATENDIMENTO À MULHER

Casa da Mulher é inaugurada em Teresina; veja os serviços ofertados

A Casa da Mulher Brasileira de Teresina oferecerá assistência a mulheres vítimas de violência

Da Redação

Sábado - 09/03/2024 às 10:19



Foto: Divulgação Casa da Mulher Brasileira de Teresina fica na na Rua Dezenove de Novembro, 3102, Bairro Primavera, zona norte da capital
Casa da Mulher Brasileira de Teresina fica na na Rua Dezenove de Novembro, 3102, Bairro Primavera, zona norte da capital

A Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Teresina foi inaugurada nessa sexta-feira (08) pelo Governo do Piauí e Ministério das Mulheres. Teresina é a nona cidade brasileira contemplada pelo Governo Lula com a CMB, que oferece atendimento integral à mulher vítima de violência, reunindo os mais diversos órgãos da rede de proteção em um único lugar. 

A Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica, do Ministério das Mulheres, Denise Motta, representou a ministra Cida Gonçalves na solenidade. A ministra da Mulher, Cida Gonçalves e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, acompanharam remotamente a cerimônia de entrega  da Casa. 

 A Casa da Mulher Brasileira de Teresina fica na na Rua Dezenove de Novembro, 3102, Bairro Primavera, zona norte da capital. Outras cidades do Piauí, a exemplo de Parnaíba, serão contempladas com a Casa da Mulher.

"A mulher vai ter um serviço integrado com vários órgãos, inclusive orientando e qualificando as mulheres, dar autonomia econômica para que elas possam sair do ciclo de violência e continuarem vivas" avaliou Zenaide Lustosa, secretária da Mulher.  

WhatsApp Image 2024-03-08 at 20.28.53.jpeg
     

Serão oferecidos os seguintes serviços: Delegacia Especializada, Juizado e Vara Especializada, Atendimento Psicossocial, Brinquedoteca, Promotoria Especializada, Defensoria Especializada, Central de Transportes, Alojamento de Passagem e Emprego e Renda. 

A equipe multidisciplinar fornecerá atendimento psicossocial 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados e suporte aos demais serviços, ajudando as mulheres a romperem o ciclo da violência sofrida.

A promoção da autonomia econômica será uma estratégia para as mulheres que buscam sair da situação de violência, por meio de educação financeira, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. 

O alojamento de passagem, um espaço temporário de abrigo com duração de até 48 horas, destina-se a mulheres em situação de violência, proporcionando um local seguro.

A Casa da Mulher Brasileira de Teresina oferecerá assistência a mulheres vítimas de violência, em uma estrutura que contempla serviços de triagem, acolhimento, alojamento, apoio psicossocial e jurídico e promoção de autonomia econômica, além de brinquedoteca para as crianças.

 "Daqui de Brasília, do Planalto Central, mando meu abraço e do Presidente Lula para todas as mulheres que estão aí hoje. Tenho certeza que este vai ser um equipamento muito importante, e vai contribuir para que mulheres sejam atendidas com os diferentes serviços oferecidos pela Casa da Mulher" disse Janja da Silva.

WhatsApp Image 2024-03-08 at 20.47.22 (3).jpeg

O investimento do Governo Federal para a construção da unidade foi de R$ 5,5 milhões. A prefeitura de Teresina ofertou o terreno. Cida Gonçalves destacou a representatividade do número de atendimentos alcançado pela CMB no país.

 “200 mil mulheres foram atendidas em 2023 com este serviço. Teresina vai ganhar um grande instrumento para enfrentar a violência”, disse a Ministra da Mulher.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, falou do compromisso do Governo Federal em levar a Casa da Mulher Brasileira para Parnaíba e outras regiões do Piauí. 

"Um espaço onde a mulher pode se sentir poderosa, ter uma condição de atendimento digno. Vamos ter aqui o elo com Conselho da Mulher e outras entidades, o que garante uma diferença muito grande. Como politica social é um passo muito grande para Teresina" avaliou Dias.  

WhatsApp Image 2024-03-08 at 20.47.22 (2).jpeg

Presente na solenidade, a Secretária de Estado da Assistência Social, Regina Sousa, ressaltou que a unidade pode auxiliar também mulheres com necessidade de apoio psicológico e na área da assistência social, sem que ela tenha necessariamente sofrido violência doméstica. Também esteve na inauguração a Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica, Denise Motta.  

WhatsApp Image 2024-03-08 at 20.47.23 (1).jpeg

Números da Violência

O Centro de Operações da Policia Militar do Piauí (Copom), registrou de janeiro a dezembro de 2023, por meio do 190, 3361 chamadas relacionadas a casos de violência doméstica em todo o estado. Em 2022, foram 2540 casos, totalizando um aumento do número de chamadas de 32,32%.  As chamadas de emergência em Teresina tiveram um aumento de 20,87%, em 2023.  Foram registradas 1361 chamadas e 1126 casos em 2022.

A delegada Bruna Verena, diretora do Departamento Estadual de Proteção à Mulher, destacou a importância da Casa para encorajar mulheres a denunciarem os agressores. "A gente tem essa missão de atender de forma humanizada, com atendimento psicossocial através de equipe multidisciplinar. Fortalecer essa mulher para que ela possa se empoderar, denunciar e sair dessa situação de violência" comentou.

Fonte: Com informações da Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: