
A data de hoje, 13 de março é marcado pelo Dia Mundial do Rim. Em alusão à data, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Verde, em parceria com a Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí (APREPI), promoveu uma ação de conscientização sobre a importância de prevenção de doenças renais, voltada para funcionários e à população em geral.
Dados do Ministério da Saúde, mostram que cerca de 10% da população brasileira tem algum tipo de doença nos rins. A coordenadora da UBS Cidade Verde, Flávia Teles, destacou a relevância do evento. “Como as doenças renais não apresentam sintomas nos estágios iniciais, é fundamental conhecer as causas e os exames que podem diagnosticá-las. Por isso, iniciativas educativas como essa são essenciais”, explicou.
A secretária da APREPI, Jocélia Ciríaco, falou que o tema da campanha deste ano é “Os seus rins estão ok?”, e visa incentivar a prevenção e a procura por Unidades Básicas de Saúde para diagnóstico precoce. “Para prevenir doenças renais, é importante que a população passe por consultas médicas regulares para avaliar função renal; além de manter bons hábitos, como cuidar manter alimentação saudável, praticar atividade física e beber bastante água”, finalizou.
Em Teresina, a confirmação de doenças renais pode ocorrer nas urgências dos hospitais municipais ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Fundação Municipal de Saúde. Nestes casos, se for constatada a necessidade de atendimento com médico nefrologista, o paciente é encaminhado para marcação da consulta na própria UBS. O especialista, por sua vez, solicita exames complementares e indica o tratamento adequado.
As doenças renais podem ser agudas (reversíveis) ou crônicas (irreversíveis). Nesse último caso, o tratamento, que é disponibilizado pelo SUS, consiste na realização de sessões de hemodiálise, nas quais o sangue do paciente passa por uma máquina que funciona como rim artificial, removendo as toxinas e o excesso de água do organismo. Em alguns casos, é indicado o transplante.