Cidade

CULTURA

Balé da Cidade é reconhecido como Patrimônio Cultural de Teresina

Reconhecimento garante medidas de valorização, preservação e apoio à companhia que há mais de 30 anos forma gerações na dança contemporânea

Da Redação

Quarta - 07/05/2025 às 18:33



Foto: Divulgação Balé da Cidade de Teresina
Balé da Cidade de Teresina

O Balé da Cidade de Teresina foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Município. O projeto de lei do vereador Enzo Samuel (PDT),  foi aprovado nesta quarta-feira (7), pela Câmara Municipal de Teresina, e segue agora para sanção do prefeito Silvio Mendes.

A proposta assegura medidas de preservação, valorização e apoio institucional à companhia, que há décadas contribui para a formação cultural, educacional e social de crianças, adolescentes e adultos em diferentes regiões da capital. 

Segundo a nova legislação, caberá ao Poder Executivo promover o registro oficial do bem imaterial nos livros próprios do Patrimônio Cultural de Teresina, além de garantir ações de salvaguarda e incentivo à atividade artística.

A lei também permite que a Associação de Amigos do Balé da Cidade de Teresina colabore com a realização de eventos culturais, desenvolva ações em escolas públicas e divulgue suas atividades em feiras, festivais e demais espaços promovidos pelo poder público.

Com mais de 30 anos de história, o Balé da Cidade enfrentou inúmeros desafios, inclusive momentos em que esteve ameaçado de encerrar suas atividades. Apesar das dificuldades, a companhia se manteve como referência artística e formadora de gerações de profissionais que levaram a dança piauiense para o Brasil e o mundo.

A diretora da companhia, Chica Silva, celebrou a conquista. “Esse título é mais do que simbólico — ele protege a memória, o legado e o futuro do Balé da Cidade. Representa todos que passaram por aqui, os que permanecem e os que ainda virão. É um gesto de respeito à arte e à história que construímos com muito suor e paixão. A dança, que muitas vezes é efêmera, agora se eterniza como patrimônio do nosso povo”, afirmou.

A nova lei ainda prevê que o poder público possa destinar espaços adequados para as atividades da Associação e firmar parcerias para a execução de projetos culturais e educacionais ligados à dança. A iniciativa marca o reconhecimento oficial de uma das manifestações culturais mais importantes da capital.

Sobre a Companhia
O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia pública de dança contemporânea que, há 31 anos, atua no cenário artístico local e nacional. Contribui para o desenvolvimento da dança no Piauí e promove o acesso à arte por meio de apresentações públicas, ações formativas e projetos de difusão cultural. A companhia tem papel essencial na história da dança em Teresina, sendo referência na criação de espetáculos e na formação de artistas e público.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<