Cidade

Apagão deixou Teresina e mais 12 municípios da região metropolitana do Piauí sem energia

A Equatorial distribuição Piauí avalia as causas e já constatou que o problema foi em uma unidade da CHESF

Da Redação

Segunda - 22/03/2021 às 11:31



Foto: Divulgação Equipe de manutenção da Equatorial
Equipe de manutenção da Equatorial

Um apagão que atingiu vários bairros de Teresina e Timon deixou vários consumidores sem energia por aproximadamente meia-hora na manhã desta segunda-feira(22). 

A Equatorial distribuição Piauí avalia as causas e já constatou que o problema foi em uma unidade da CHESF (Companhia Energética do Vale do São Francisco). 

As informações sobre a causa ainda serão divulgadas. Ainda de acordo com a Equatorial, está sendo feita uma apuração para saber o motivo do apagão que durou cerca de meia hora.

Confira o comunicado da Equatorial:

Uma falha no sistema de suprimento 69 kV, com origem na Subestação Teresina I, situada no Bairro Tabuleta, zona Sul da Capital, de responsabilidade da Companhia Hidrelétrica do São Francisco – CHESF, foi a causa da interrupção no fornecimento de energia para parte dos clientes de Teresina e mais 12 municípios da região Metropolitana do Piauí (José de Freitas, União, Miguel Alves, Lagoa Alegre, Altos, Pau D'Arco do Piauí, Cabeceiras do Piauí, Barras, Campo Maior, Porto, Nossa Senhora de Nazaré e Nossa Senhora dos Remédios) na manhã desta segunda, 22, das 9h41 às 10h22. Também houve impacto a 9 municípios no estado do Maranhão (Timon, Caxias, Parnarama, Matões, Aldeias Altas, São João do Soter, Codó, São Francisco do Maranhão e Gonçalves Dias).

As causas da ocorrência ainda estão sob investigação pelos técnicos da CHESF. Durante todo o período de interrupção, os profissionais do Centro de Operações da Equatorial Piauí e Equatorial Maranhão mantiveram contato com as equipes da CHESF até o restabelecimento total da energia elétrica.

No total, 267.257 clientes foram atingidos no Piauí e 163.777 consumidores tiveram fornecimento de energia prejudicado no Maranhão.

A última linha a ser recomposta foi a que supre a Subestação Taboca, da Equatorial Piauí, afetando a zona rural Leste de Teresina.

As cargas foram sendo restabelecidas por blocos, ao longo da manhã, sendo às 10h02, restabelecido o fornecimento de energia a 100% dos clientes impactados no Maranhão e, às 10h22, recuperadas todas as cargas no Piauí.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: