
Após 48 horas, o abastecimento de água na região Sudeste de Teresina começou a ser retomado às 23h do domingo (18). Segundo a Águas de Teresina, foi realizada uma intervenção complexa no sistema de bombeamento da área, que é responsável por conferir pressão no abastecimento da região sudeste. A água está retornando às residências de forma de forma gradativa, iniciando pelas áreas mais baixas e posteriormente as mais altas.
A dona de casa Lia Galeno, que mora no residencial Araguaia, região do bairro São Sebastião, conta que é mãe de duas crianças e que desde a sexta-feira (18) está sem água em casa.
"Estou sem água desde às 18 horas de sexta-feira! É uma humilhação que passamos esses dias por um serviço básico que era pra ser oferecido a população, um verdadeiro descaso. Estava pegando água na casa da minha sogra, levando meus filhos para banhar lá", relatou.
No total, 17 bairros foram afetados: Alto da Ressurreição, Beira Rio, Colorado, Dirceu, Extrema, Frei Damião, Itararé, Livramento, Novo Horizonte, Parque Ideal, Parque Jurema, Parque Poti, Redonda, Renascença I, Renascença II, Renascença III e São Sebastião.
“A operação teve início na noite da sexta-feira (16) e exigiu substituição de bombas, válvulas e outros equipamentos de grande porte, fundamentais para o funcionamento pleno do sistema de abastecimento da zona Sudeste. Durante todo o final de semana, mais de 30 profissionais de diferentes áreas da Águas de Teresina estiveram mobilizados nas frentes de diagnóstico, execução de serviços, reparos e retomada do sistema”, explica Gabriela Coutinho, diretora-executiva da Águas de Teresina.
Durante todo o período da intervenção, o trabalho foi realizado em múltiplas equipes. A principal delas esteve focada na operação para a retomada do abastecimento, enquanto outra frente atuou na minimização dos impactos à população, com a disponibilização de caminhões-pipa para atender casos emergenciais nas áreas afetadas.
A empresa informou que os caminhões-pipas ainda estão disponíveis e podem ser solicitado gratuitamente pelo número 0800 223 2000, por ligação ou WhatsApp.
"A Águas de Teresina reforça seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços e agradece a compreensão da população, reafirmando que todas as medidas foram adotadas para minimizar os impactos da paralisação", informou a subconcessionária.
Fonte: Águas de Teresina