De acordo com dados de uma pesquisa da Meltwater, pelo menos 93,4% dos usuários de internet brasileiros usam o aplicativo de mensagens WhatsApp. Se você é um dos usuários do aplicativo, provavelmente percebeu uma mudança recente na interface: o ícone da barra de pesquisa superior foi atualizado, trazendo uma nova experiência visual.
Agora, ao clicar na barra de pesquisa, o usuário do WhatsApp se depara com uma série de sugestões de busca (por exemplo: "Imagine um café para gatos em Marte!"), além dos atalhos para a pesquisa de documentos, como fotos, vídeos e links.
Trata-se da tecnologia de Inteligência Artificial própria da Meta, companhia que também opera o Facebook, o Instagram e o Threads. A nova ferramenta, Meta AI, também está disponível para o Messenger e o Instagram.
Esse novo "assistente virtual" funciona de maneira similar ao ChatGPT, com comandos e uma caixa de diálogo interativos e funções variadas. Ao pesquisar através dele, um novo chat é aberto no aplicativo, que dá acesso à ferramenta; a partir daí, as possibilidades são variadas. Embora mais restrito que o ChatGPT, que tem um painel próprio e pode até receber documentos em anexo, a Meta AI quer se comparar a sistemas como o Microsoft Copilot (que auxilia na experiência de usuários do Microsoft Edge) e oferecer uma experiência personalizada aos usuários. Algumas das funções disponíveis incluem "criar" imagens e vídeos, que são gerados em segundos no chat com a IA (basta inserir um comando em linguagem natural) — e permite a criação de figurinhas e GIFs a serem usados na própria rede social; a ajuda com grupos e outros chats de conversas — é possível realizar buscas complexas e mesmo gerar respostas específicas para alguém; e outras diversas funções típicas das IAs generativas, como pedir indicações, tirar dúvidas, pesquisar algo etc.
Segurança
A IA da Meta teve de passar pela regulamentação da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) antes de ser liberada para uso no Brasil. Essa autorização envolveu importantes questões de segurança e privacidade de dados, e garantiu que a Meta AI não tenha acesso senão àquilo que é tratado na conversa com a ferramenta, isto é, que não possa acessar diretamente os dados pessoais dos usuários.
Para habilitar os serviços disponíveis, é preciso marcar as opções que aparecem na tela uma vez que o chat com a ferramenta é acessado, intituladas:
Receba respostas para qualquer pergunta
Receba recomendações, encontre informações e aprenda coisas novas.
Suas mensagens pessoais continuam privadas
A Meta pode usar as mensagens enviadas para a IA para melhorar a qualidade dessa tecnologia. Suas mensagens pessoais nunca são enviadas para a Meta. Essas mensagens não podem ser lidas por mais ninguém e continuam protegidas com a criptografia de ponta a ponta.
Sobre a Meta AI
A Meta AI é um serviço opcional, que usa um modelo de inteligência artificial para responder você. Não compartilhe informações que você não deseja que a IA retenha e use, como informações pessoais ou confidenciais sobre você ou outras pessoas.
Apesar de não ser possível remover essa nova função do WhatsApp, ela pode ser limitada caso o usuário deseje: basta excluir a conversa com o chatbot e, nas configurações do aplicativo, desativar a opção denominada "Mostrar botão Meta AI".
Fonte: Revista Fórum