TURISMO

RJ: hotéis, shoppings, bares e restaurantes focam no público LGBTQIA+

A iniciativa visa consolidar a capital carioca como um destino atraente para este público, acelerando novos negócios


LGBT

LGBT Foto: Divulgação

Um novo plano turístico da Câmara de Comércio e Turismo LGBT no Brasil e o Rio CVB (Rio Convention & Visitors Bureau) entrará em ação após a fase crítica da pandemia. O projeto é que hotéis, shoppings, bares e restaurantes do Rio de Janeiro adotem medidas para promover o turismo LGBTQIA+ na cidade.

O grande objetivo da iniciativa é consolidar a capital carioca como um destino atraente para este público, de forma a acelerar novos negócios direcionados ao segmento. Ainda no mesmo sentido, o acordo do Rio CVB com a Câmara de Comércio e Turismo LGBT prevê a sensibilização e treinamento para que o setor amplie as vagas de emprego para pessoas LGBTQIA+ no trade turístico, como forma de combater o preconceito. Outras instituições também serão incorporadas no programa de treinamento e capacitação.

De acordo com a diretora-executiva do Rio CVB, Roberta Werner, o Rio de Janeiro já é um destino atraente ao público LGBTQIA+, mas a ideia é fortalecer essa vertente. “O Rio já é um destino LGBTQIA+ atraente há muitos anos. O que queremos é incrementar isso, mostrar que a cidade acolhe bem todo mundo, e tem muito a oferecer. É um público que nos interessa cada vez mais, que tem potencial para a geração de novos negócios, e que merece ser recebido da melhor forma possível pelos cariocas”, diz Roberta.

Rota turística LGBTQIA+

Ainda no mesmo projeto, mas outra frente, novos mapeamentos estão sendo feitos para ajudar na divulgação do Rio como parte da rota turística LGBTQIA+. em que press trips e famturs poderão ser organizadas. Não apenas no Rio, a identificação de outros destinos nacionais com perfil parecido e de hábitos de consumo do público-alvo também serão foco da ação.

Com essa movimentação, a tendência é que rotas já famosas pelo fluxo turístico, como São Paulo X Rio de Janeiro, se fortaleçam ainda mais.

De acordo com Otávio Furtado, diretor de Turismo da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, “é urgente uma pesquisa sobre os hábitos de consumos da comunidade LGBTI+ no Brasil. Para poder atender de maneira correta qualquer segmento é preciso primeiro o conhecimento do mesmo. Por isso, junto com o RIO CVB vamos buscar parceiros que possam nos ajudar a financiar mais esse projeto ambicioso da Câmara LGBT”, explica.

Para engajar a participação de diferentes empresas do segmento turístico, todas poderão ser reconhecidas com um selo desenvolvido pela Câmara de Comércio e Turismo LGBT. Além disso, já para 2022, o foco será atrair para a cidade do Rio de Janeiro festivais de cultura, gastronomia e turismo, como os já realizados em Israel e na Alemanha, por exemplo.

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: