O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, respondeu neste sábado (1) ao deputado Eduardo Bolsonaro, após o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro criticar ministros de Luiz Inácio Lula da Silva que usaram bonés com o slogan "O Brasil é dos brasileiros". O acessório, que fez referência ao famoso "Make America Great Again" de Donald Trump, foi adotado como um gesto simbólico por aliados de Lula para se opor ao alinhamento de setores bolsonaristas com os Estados Unidos.
Em seu comentário no Twitter, Randolfe afirmou: "Dizer que o Brasil é dos brasileiros não é falar mal do Trump, é ser patriota. Aprende." A frase foi uma resposta direta à crítica de Eduardo Bolsonaro, que questionou o uso do boné e as posturas do governo Lula em relação a temas internacionais, como a Rússia, China e Hamas.
A ação que levou ao uso do boné foi idealizada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e recebeu apoio de figuras do governo, como Camilo Santana (Educação) e Carlos Fávaro (Agricultura).
Para os aliados de Lula, o gesto é uma reafirmação da soberania nacional e uma resposta ao estreitamento das relações entre setores bolsonaristas e o governo Trump.
Fonte: Brasil 247