Após a realização de uma tomografia que confirmou sua recuperação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi liberado pelos médicos para retomar suas atividades e viajar para Brasília nesta quinta-feira (19). O exame fez parte do acompanhamento pós-operatório após uma cirurgia de emergência realizada na semana passada devido a um sangramento causado por uma queda sofrida em outubro.
Lula passou os últimos dias em São Paulo, onde ficou em sua residência após deixar o hospital no domingo (15). Ao sair, ele declarou: “Estou indo para casa tranquilo, certo de que estou curado e que só preciso me cuidar”, acompanhado da primeira-dama Janja.
Segundo o médico Roberto Kalil, o presidente está bem, sem sinais de hematoma, e poderá ser acompanhado pela Dra. Ana Helena Germoglio durante as próximas semanas em Brasília, para exames de controle.
Embora tenha sido liberado para retomar sua rotina, Lula seguirá com um repouso relativo. Na sexta-feira (20), ele já tem compromissos agendados, como um almoço com ministros na Granja do Torto, em um formato mais leve para não sobrecarregar o presidente.
O retorno ao trabalho indica que Lula continuará conduzindo as prioridades do governo, com o foco no planejamento para 2024. Mesmo com a recuperação, o presidente seguirá com o acompanhamento médico, e o médico Kalil garantiu que o estado de saúde de Lula é bom, com otimismo sobre sua recuperação.
Fonte: Brasil247