O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou pesar pela morte de Léo Batista, um dos maiores nomes do jornalismo esportivo brasileiro, aos 92 anos, neste domingo (19). Em uma mensagem nas redes sociais, Lula homenageou o profissional, ressaltando seu impacto duradouro no Brasil, onde ficou conhecido por suas icônicas narrações em eventos como Copas do Mundo, Olimpíadas e Fórmula 1.
"Nos despedimos hoje de Léo Batista, ícone do jornalismo brasileiro, a voz marcante da televisão brasileira, aos 92 anos. O seu talento para a narração foi descoberto cedo, nas rádios do interior de São Paulo, quando ainda era adolescente. Por mais de sete décadas, Léo Batista cativou a atenção dos brasileiros em históricas narrações esportivas em Copas do Mundo, Olimpíadas e na Fórmula 1. Entre tantos programas, merece especial menção o inesquecível quadro em que anunciava os resultados da loteria esportiva aos domingos no Fantástico, da TV Globo, ao lado da zebrinha. Um profissional dedicado e muito querido que trabalhou até os últimos dias de vida. O Brasil sentirá a falta do grande profissional e seu talento. Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores do grande Léo Batista", disse o presidente.
Léo Batista estava internado desde o início de janeiro no Hospital Rios D’Or, no Rio de Janeiro, devido a um quadro de desidratação e dores abdominais. Durante a internação, foi diagnosticado com um tumor no pâncreas, que agravou seu estado de saúde e o levou à UTI nos últimos dias.
A informação foi confirmada pelo Globo Esporte, onde Léo trabalhou por mais de cinco décadas, tornando-se um dos maiores nomes da comunicação esportiva no Brasil.