Brasil

JUSTIÇA

Lula escolhe o piauiense Carlos Brandão como novo ministro do STJ

Escolha de Lula se deu nesta terça-feira, 27. Vaga do MP ainda não foi preenchida

Por Luiz Brandão

Terça - 27/05/2025 às 20:36



Foto: Redes sociais Carlos Brandão é o novo ministro do STJ
Carlos Brandão é o novo ministro do STJ

O presidente Lula escolheu, nesta terça-feira (27.05), Carlos Pires Brandão como ministro do STJ. O magistrado é desembargador do TRF da 1ª região, foi indicado para vaga destinada aos TRFs. A nomeação deve ser publicada em edição extra do DOU.

Carlos Pires Brandão é desembargador Federal do TRF da 1ª região, nomeado em 2015 por decreto presidencial, após longa carreira na magistratura, iniciada como juiz Federal em 1997.

Durante sua trajetória, Brandão foi diretor do foro da Seção Judiciária do Piauí e atuou em diversas funções no TRF-1 e no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, além de coordenar programas de conciliação e liderar comitês nacionais do CNJ.

Com uma sólida formação acadêmica, é doutor em Ciências Jurídicas pela UFPB e mestre em Direito pela UFPE, além de possuir especializações e cursos complementares em Direito no Brasil e no exterior. 

Brandão também é professor da Universidade Federal do Piauí e membro de diversas comissões acadêmicas e jurídicas. Ao longo de sua carreira, foi agraciado com inúmeras honrarias e condecorações nacionais e internacionais, incluindo comendas do Exército Brasileiro e da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça.

A nomeação de Carlos Pires Brandão foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União - DOU.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

<