Em uma cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o Nordeste como um exemplo de sucesso educacional. Durante o evento, realizado em 4 de setembro, Lula elogiou as 21 escolas da região que obtiveram nota 10 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023. "Queremos mostrar ao mundo que o Nordeste não é mais símbolo de atraso, mas de desenvolvimento e educação", afirmou o presidente.
O Ceará liderou com 15 escolas nota 10, seguido por Alagoas com cinco e Pernambuco com uma. Lula pediu que as boas práticas dessas escolas sejam replicadas em todo o Brasil e reiterou a importância de investir em educação para o desenvolvimento do país. "Não há desenvolvimento sem investimento em educação. Por isso, quando assumimos em 2023, proibimos usar a palavra 'gasto' para educação", destacou.
O ministro da Educação, Camilo Santana, também elogiou as escolas nordestinas e expressou o desejo de que outras escolas em todo o Brasil alcancem a nota máxima. “Estamos trabalhando para que todos os estados tenham escolas nota 10”, afirmou Santana.
Representantes das escolas compartilharam suas experiências e desafios. Rosa Macedo, secretária de Educação de Pires Ferreira (CE), destacou a importância de entender a realidade dos alunos fora da escola, enquanto Andréa da Silva, diretora da Escola Teotônio Vilela, de Alagoas, falou sobre o impacto do projeto "Por um Ideb Melhor Somos Todos um Só" na obtenção de bons resultados.
O Ideb 2023 mostrou progresso no ensino fundamental, com o Brasil alcançando 6 pontos nos anos iniciais, mas ficando abaixo das metas nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, com 5 e 4,3 pontos, respectivamente.
Lula encerrou o discurso afirmando que a educação é a chave para transformar o país e garantir um futuro melhor. “O que vocês estão mostrando é que é possível mudar o país através da educação”, concluiu.
Fonte: Brasil 247