Brasil

RIVALIDADE

Javier Milei cancela presença no Mercosul, mas mantém encontro com Bolsonaro em SC

O presidente da Argentina vem ao Brasil participar de uma conferência da extrema-direita ao lado de Bolsonaro

Da Redação

Quinta - 04/07/2024 às 11:01



Foto: Montagem O GLOBO Jair Bolsonaro e Javier Milei
Jair Bolsonaro e Javier Milei

O presidente argentino, Javier Milei, não vai mais participar da 64ª Cúpula do Mercosul, no Paraguai, na próxima segunda-feira (4). Segundo o porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni, a desistência não tem relação com um possível incômodo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na contramão, Milei terá encontro com Jair Bolsonaro (PL), em Santa Cantarina.

No Brasil, o presidente argentino participará de uma conferência da extrema-direita, a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), que será realizado no próximo final de semana no Balneário Camboriú (SC).

O governo federal lamentou a decisão de Milei de não participar da 64ª Cúpula do Mercosul.

"A gente lamenta, não é desejável que isso aconteça. Mas o Mercosul tem 33 anos de história, é um bloco consolidado, não altera nada na cúpula. Mas, politicamente, é lamentável", declarou a embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores.

A diplomata não se manifestou sobre as duras críticas que Milei fez contra o presidente Lula o chamando  “perfeito dinossauro idiota”. De acordo com a diplomata, a estratégia do governo é evitar "dar palanque" ao presidente argentino, assim não terá nenhuma resposta do lado brasileiro. A Argentina será representada pela chanceler Diana Mondino no Mercosul, Lula participará do encontro e visitará a Bolívia para se reunir com o presidente do país vizinho, Luis Arce.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: