Brasil

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INSS troca funcionários por robôs nos recursos de aposentadoria

O objetivo seria agilizar o trâmite administrativo para a análise dos recursos

Da Redação

Sexta - 20/05/2022 às 09:57



Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará a utilizar robôs na fase inicial dos processos de recursos de benefícios negados aos segurados, como aposentadorias, pensões e auxílios. A decisão foi publicada em portaria na segunda-feira (16).  A medida, segundo a publicação, deve aumentar a produtividade individual e diminuir as filas.

Os recursos são instrumentos utilizados pelos segurados quando têm um pedido negado pelo INSS. Há prazo de 30 dias para recorrer de decisão negativa do órgão. Ao entrar com o recurso, o trabalhador deve apresentar a documentação que garanta o seu benefício.

Além disso, os documentos que já foram utilizados na análise inicial do pedido e estão no chamado processo administrativo do INSS também precisam constar do novo processo encaminhado ao conselho de recursos. Nesses casos, o trabalho de conferência e envio de documentos necessários para a análise do recurso era feito por servidores e, agora, deverá ser realizado por robôs.

Como os sistemas do INSS e do CRPS não são integrados, ao recorrer da decisão negativa por meio do Meu INSS, apenas a petição inicial do segurado vai para o conselho, deixando para trás todos os documentos já apresentados na fase em que o pedido estava sendo analisado pelos servidores do INSS, que estão no processo administrativo de benefício.

Sem a documentação em mãos, os conselheiros devolviam o pedido do segurado e solicitavam ao gabinete os documentos necessários para analisar o direito ao benefício. Os trabalhadores temporários buscavam o processo administrativo, localizam a documentação e, só então, de forma manual, enviavam de volta ao conselho, fazendo com que os recursos demorassem ainda mais para serem julgados.

Com a novidade, a juntada de documentação e a conexão entre os sistemas do INSS e do CRPS passarão a ser feitas com o uso da inteligência artificial.

Voto em trânsito é opção para quem perdeu prazo de transferir título

Bispos divulgam mensagem ao povo brasileiro; confira

Brasil é quarto país em ranking mundial que mais cresceu na fonte solar em 2021

Fonte: Folhapress

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: