Brasil

BELÉM

Incêndio atinge Pavilhão dos Países na COP30; fogo foi controlado e não houve feridos

Fogo na Zona Azul começou pouco depois das 14h e foi controlado cerca de trinta minutos depois.

Da Redação

Quinta - 20/11/2025 às 15:42



Foto: Reprodução Incêndio em pavilhão do COP 30 em Belém do Pará
Incêndio em pavilhão do COP 30 em Belém do Pará

Um incêndio atingiu o Pavilhão dos Países, na área da zona Azul da COP30, em Belém (PA), nesta quinta-feira (20), causando a paralisação total dos trabalhos e a evacuação completa do local. O fogo, que começou pouco depois das 14h, foi controlado em cerca de 30 minutos e, felizmente, ninguém ficou ferido.

Um participante da COP, Marcelo Rocha, relatou que estava entre o pavilhão da África e o Climate Live – Entertainment and Culture quando a energia caiu e o fogo começou a subir. Segundo outros relatos, as pessoas começaram a correr para deixar o local.A s equipes técnicas trabalham com duas hipóteses iniciais para a causa do incêndio: falha em um gerador ou curto-circuito em um estande.

O governador do Pará, Helder Barbalho, informou que fogo teria começado em um estande da Índia.

 Críticas da ONU à Estrutura e Segurança

O incidente ocorre em um contexto de críticas recentes da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a segurança e infraestrutura da conferência. Há uma semana, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) enviou uma carta ao governo brasileiro exigindo a solução rápida de falhas.

A cobrança foi motivada, em parte, por uma tentativa de invasão à Zona Azul que ocorreu na noite de terça-feira, onde um grupo de ativistas entrou no pavilhão, causando feridos e expondo "brechas graves" no controle do evento.

As vulnerabilidades estruturais e de segurança apontadas pela ONU incluíam: portas sem monitoramento e contingente de segurança abaixo do necessário, ausência de garantias de resposta rápida das forças federais e estaduais e calor excessivo em pavilhões, falhas de climatização, infiltrações provocadas pelas chuvas e riscos associados a água próxima de instalações elétricas.

Mais conteúdo sobre:

#COP 30 #incêndio #fogo
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: