Brasil

SELEÇÃO

Edital busca projetos da sociedade civil com potencial de transformação

GT Agenda 2030 lança 3ª edição de chamada pública que vai selecionar ideias inovadoras que contribuam com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Redação

Quarta - 10/02/2021 às 07:21



Foto: Divulgação Chamada Edital
Chamada Edital

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) e o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) abriram edital para selecionar até dez soluções criadas no Brasil que contribuem para o alcance de um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de fevereiro exclusivamente pela internet, no endereço: http://bit.ly/ChamadaSolucoesODS-2021.

A iniciativa, que tem o apoio da plataforma Prosas e financiamento da União Europeia, convida projetos e tecnologias desenvolvidas pela sociedade civil com alto potencial de impacto, que estejam em busca de apoiadores para ampliar seu alcance. As soluções participarão do III Seminário de Soluções Inovadoras para o Desenvolvimento Sustentável, com a presença virtual de parceiros e convidados/as do GT da Agenda 2030 e do IDS, previsto para o mês de junho e farão parte de uma publicação para que sejam conhecidas por potenciais apoiadores e investidores. Também receberão mentoria qualificada sobre planejamento estratégico, mapeamento de atores, indicadores de impacto, entre outros assuntos de interesse para bons modelos de negócios.

Começa hoje : Maior aulão do Brasil, Gabarita ENEM irá reunir 46 professores

Enem Digital registra mais de 70% de abstenção no último dia de prova

Ausência de auxílios e pandemia podem representar reversão da retomada econômica no Brasil

Soluções inovadoras podem ser programas, projetos ou tecnologias que geram impacto socioambiental positivo, que promovam o desenvolvimento local e sustentável e possam influenciar políticas públicas, com capacidade de adaptação para outras localidades. A solução deve estar implementada e evidenciar inovação técnica, de gestão e/ou de relacionamento com partes interessadas e o seu impacto para a implementação dos ODS rumo à Agenda 2030.

Um total de 20 soluções inovadoras já foi selecionado nos editais de 2019 e 2020. "Este ano buscamos selecionar novamente soluções que mostrem a grande diversidade de ideias que existe em todo o Brasil", explica Carolina Mattar, coordenadora executiva do IDS, instituição facilitadora do GT Agenda 2030 que coordena a ação. "Em um momento de tamanhos desafios que o Brasil e o mundo enfrentam, vendo se alongar uma pandemia que espalhou tristeza e luto pelas famílias, conhecer projetos com saídas criativas e sustentáveis para superar esse momento é uma verdadeira esperança", completa.

Podem participar da chamada pública organizações da sociedade civil (OSC), que não tenham fins lucrativos, de qualquer região do Brasil, bem como instituições de ensino e pesquisa – ambas com CNPJ ativo. Entre os critérios de seleção estão a solidez da ideia, o nível de inovação, a capacidade de articulação com multiatores, o potencial de multiplicação e replicabilidade, a viabilidade operacional, a capacidade de avaliação e monitoramento e a sustentabilidade financeira. Para saber se a sua solução contribui para a implementação dos ODS, clique aqui.

Todo o processo é gratuito. Cada organização interessada poderá inscrever no máximo três soluções, cadastradas individualmente. As propostas serão analisadas por uma banca composta por oito curadores/as, entre representantes de organizações membros do GT Agenda 2030 e especialistas convidados/as, reconhecidos/as por sua experiência em temas relacionados aos ODS e ao investimento de impacto social. O resultado será divulgado até o dia 30/04.

Sobre o GT Agenda 2030 – Coalizão que reúne 50 organizações não governamentais, movimentos sociais, fóruns, redes, fundações e federações brasileiras. Foi formalizado em setembro de 2014 e desde então atua na difusão, promoção e monitoramento da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O grupo incide sobre o Estado brasileiro e as organizações multilaterais, promovendo o desenvolvimento sustentável, o combate às desigualdades e às injustiças e o fortalecimento de direitos universais, indivisíveis e interdependentes, com base no pleno envolvimento da sociedade civil em todos os espaços de tomada de decisão. www.gtagenda2030.org.br

Sobre o IDS – O Instituto Democracia e Sustentabilidade é um think thank socioambiental fundado após o lançamento do Manifesto Brasil com S em 2009, por um grupo de lideranças políticas, empresariais, acadêmicas e sociais, para fomentar a convergência de diferentes atores e setores para o desenvolvimento sustentável e tendo como foco a promoção de conhecimento e a incidência política para o aprimoramento de políticas públicas.  O IDS atua com as agendas de clima e meio ambiente, segurança hídrica, governança democrática e formação para a cidadania. www.idsbrasil.org

Sobre o Prosas – O Prosas é uma solução completa para seleção e monitoramento de projetos sociais que busca auxiliar na credibilização de projetos e no investimento em boas iniciativas. Desde 2015, já foram divulgadas mais de sete mil chamadas públicas através da Central de Editais, a maior curadoria de editais do país. www.prosas.com.br

Acesse o edital na íntegra: http://bit.ly/ChamadaSolucoesODS-2021-Edital.

Fonte: GT Agenda 2030

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: