
247 - O ministro da Justiça, Flávio Dino, acionou a Polícia Federal para que seja aberto um inquérito para apurar possíveis crimes que tenham sido cometidos pelo governo Jair Bolsonaro (PL) ao tentar trazer ilegalmente para o Brasil um conjunto de joias, avaliadas em R$ 16,5 milhões, dadas pela monarquia saudita ao casal Jair e Michelle Bolsonaro.
"Os fatos, da forma como se apresentam, podem configurar crimes contra a Administração Pública tipificados no Código Penal, entre outros. No caso, havendo lesões a serviços e interesses da União, assim como à vista da repercussão internacional do itinerário em tese criminoso, impõe-se a atuação investigativa da Polícia Federal", diz Dino no ofício enviado ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos.
Ainda segundo o ministro, “as joias, que foram apreendidas pela Receita Federal, seriam entregues ao então presidente da República, segundo reportagens veiculadas na imprensa nacional. Conforme documentos, houve, nos meses subsequentes, diversas providências visando à liberação das joias mantidas sob a guarda da Receita Federal".
Não houve tentativa de regularização de joias, diz Receita Federal
PF pode ouvir Bolsonaro no exterior sobre inquérito dos atos golpistas
Michelle diz que Bolsonaro não deve voltar tão cedo ao Brasil
Fonte: Brasil 247