
O deputado federal Merlong Solano (PT-PI) informou em vídeo publicado em suas redes sociais que o programa Desenrola Rural, do Governo Federal, já está em execução. O programa é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e permite que agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais, renegociarem créditos em situação de inadimplência.
"Para todos os agricultores familiares do Piauí e do Brasil, já está em execução o Desenrola Rural, programa do governo Lula voltado para a renegociação de débitos de agricultores familiares junto ao PRONAF e a todo o sistema bancário. Já está aberta a renegociação com desconto de até 96%", anunciou o deputado.
Merlong disse que o programa vai permitir o retorno dos produtores ao sistema de crédito para ampliar a produção de alimentos no Brasil. '
"Associada a esta medida, o governo Lula já também baixou juros para quem quer plantar alimentos, principalmente feijão e arroz. Essas são ações do governo Lula voltadas para o aumento da produção de alimentos. Associado à queda do dólar, com isso nós temos a convicção de que a inflação dos alimentos vai baixar. Teremos de novo o Brasil fora do mapa da fome", disse o parlamentar.
O agricultor familiar já pode procurar uma agência bancária para renegociar as suas dívidas, que podem ter descontos de até 96%. A renegociação vale para aqueles que possuem dívidas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e outras, como cartões e empréstimos nas instituições financeiras, do Crédito de Instalação e dívidas já inscritas na Dívida Ativa da União (DAU), como impostos e outros débitos federais, todas com inadimplência superior a 1 ano.
Objetivos do programa:
- Oferecer condições para a liquidação e a renegociação de dívidas, em situação de inadimplência, de agricultores familiares;
- Facilitar a recuperação da situação de adimplência dos agricultores familiares;
- Ampliar o acesso às linhas de financiamento no âmbito do Pronaf;
- Promover a sustentabilidade econômica e o fortalecimento das atividades produtivas da agricultura familiar;
- Estimular a recuperação pela União de recursos inscritos na DAU e de recursos lançados a prejuízo dos Fundos Constitucionais de Financiamento e das instituições financeiras.
Quem pode acessar?
O Desenrola Rural é destinado a todas as agricultoras e agricultores familiares (incluindo pescadores artesanais), povos e comunidades tradicionais, cooperativas da agricultura familiar, produtores com dívidas do Pronaf e outras (cartões, empréstimos) junto às instituições financeiras, agricultores com dívidas de Crédito de Instalação, produtores com dívidas inscritas na Dívida Ativa da União.
Fonte: Redes Sociais e MDA