
A tarifa de 50% aplicada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em produtos brasileiros, pode reduzir o preço do café e da carne no Brasil, segundo dados do Ministério da Fazenda. O governo estima que os produtos que antes eram exportados, agora podem ser direcionados para os consumidores brasileiros.
Guilherme Mello, secretário de Política Econômica da Fazenda, disse que com as taxas produtores brasileiros devem procurar vender para outros países, tentando não depender tanto de um único mercado.
‘’O Brasil tem condições de absorver uma parcela dessa produção que era voltada para exportação. Caso isso ocorra, é possível ver um cenário em que parte da produção que era voltada para exportação seja direcionada para o mercado interno, aumentando a oferta desses produtos para os brasileiros’’, completou o secretário.
Em contrapartida, ao Brasil, dados do comércio internacional revelam que o preço da carne pode ficar mais cara para os americanos. O país tem passado por uma inflação no preço da carne bovina motivada pela redução no rebanho do país, atualmente o preço da carne bovina americana está custando duas vezes mais que o brasileiro.
Fonte: CNN