O mês de outubro promete temperaturas elevadas em várias regiões do Brasil, com máximas podendo chegar a 44ºC. Segundo a NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA), o clima brasileiro está em um momento de transição, com variações de temperatura na superfície das águas do Pacífico. Há uma probabilidade de 71% de que o fenômeno La Niña ative-se até novembro e permaneça até março do próximo ano, impactando o padrão de chuvas e temperaturas.
Previsão de Chuvas
Com o fim da estação seca, o Centro-Sul do Brasil verá um aumento nas chuvas, embora de forma irregular. Enquanto estados como São Paulo, Minas Gerais e partes do Rio de Janeiro devem receber volumes de chuva acima da média, o Paraná continuará enfrentando seca, com precipitações abaixo do normal.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a região central do Brasil comece a registrar mais chuvas na segunda quinzena de outubro. Por outro lado, áreas do Nordeste, norte de Minas Gerais e Goiás devem ter chuvas próximas ou abaixo do normal, prolongando a estiagem.
A chegada de La Niña, mesmo fraca, influenciará as condições climáticas e o comportamento das chuvas nos próximos meses.
Fonte: Brasil247