Viva Saúde

O poder do Oxigênio na sua saúde

Hoje vamos falar da importância do oxigênio para que tenhamos uma saúde plena!

Mariana Sanchez

Quarta - 23/06/2021 às 19:21



Foto: https://www.news-medical.net/health/What-is-Oxygen-Saturation-(Portuguese).aspx Oxigênio é essencial à vida
Oxigênio é essencial à vida

Já sabemos que o oxigênio é essencial à vida, porém pouco paramos para avaliar como está o processo de captação dessa molécula até que ele chegue nas nossas células e realize as funções para manter nossa vitalidade e saúde.

Vamos iniciar com uma reflexão: a concentração de oxigênio no ar está mudando ao longo do tempo? Sim, está! Estamos vivendo em áreas cada vez mais urbanizadas, repleto de gazes poluentes que alteram a concentração de oxigênio disponível...Pouca diferença de concentração ambiental já faz muita diferença na sua saúde.

Outro ponto importante para pensarmos é a captação desse oxigênio disponível no ambiente para dentro do seu corpo, podendo ser interferido por muitos fatores...Desde o volume que você inspira, os músculos envolvidos no movimento do pulmão, as próprias células pulmonares ( aqui devemos observar quantidade e qualidade dessas células), seu nariz e toda estrutura anatômica , uso de máscaras, enfim...muitos fatores interferem na chegada o oxigênio até o alvéolo, a célula pulmonar que realiza a captação dessa importante substância.

Ok, você captou oxigênio, mas como está a capacidade de leva-lo até as suas células? Você sabia que ele deverá ser transportado por células do seu sangue? Desta forma, para que esse processo ocorra de forma adequada, todos os seus parâmetros hemodinâmicos devem estar em ótimas condições: suas hemácias, todos os componentes elementares dessa célula como ferro por exemplo, substâncias como sódio, potássio, magnésio...Além de todo um sistema cardiovascular que deverá estar íntegro, levando o oxigênio por seus túneis, conhecidos como veias e artérias e bombeados de maneira bem efetiva pelo coração.

Enfim chegamos às células, local que ocorrerá a transformação dessa molécula em energia para o funcionamento de todas as funções de seu corpo. Mas nem tudo é tão simples assim, esse é um processo complexo, mediado por enzimas que devem estar ótimas em sua função.

Quando avaliamos todo esse trajeto podemos observar que a deficiência de oxigênio no corpo é um fato! O percurso é longo e permeado de microssistemas que podem estar falhos resultando em um oferta inadequada dessa importante substância ao nosso corpo.

E qual será a consequencia disso? Adoecimento! Desde doenças do cérebro, dores crônicas, fadigas, cansaços, até câncer, sim, câncer! Recentemente a pesquisa que levou ao prêmio Nobel demonstrou que as células cancerígenas se desenvolvem mais com a baixa oxigenação do tecido...Sem falar no processo de envelhecimento que se torna mais acelerado...

Além disso, nesse momento de pandemia ainda temos que ficar mais atentos com esse elemento, o oxigênio, justamente ele que fica difícil de entrar na célula quando uma pessoa está portadora da COVID19, assim, todas as suas funções ficam alteradas...

Observe quantas pessoas você conhece que estão esgotadas? Cansadas? Vivem com dores em várias regiões do corpo? Se queixando de esquecimentos...Por que estamos passando por uma era de doenças crônicas? Uma das respostas é o que conversamos: falta de oxigenação tecidual adequada!

Mas existem tratamentos para isso! São as oxigenioterapias! Muito pouco divulgadas aqui no Brasil..Sabe por que? São terapias de baixo custo, que resultam me melhora do corpo como um todo, que desmama você daquele monte de remédios e faz com que as idas as farmácias fiquem cada vez menores...

Na próxima matéria vamos falar mais sobre essas terapias.

Um abraço fraterno repleto de oxigênio para você!

Dra Mariana Sanchez

Siga nas redes sociais
Mariana Sanchez

Mariana Sanchez

Doutora em Saude Coletiva UFMA Mestre em Ergonomia UNESP Coordenadora do curso de graduação de Fisioterapia Estácio Docente da UniFacema Docente de cursos de Pos Graduação em Saúde Docente de curso em Habilitação em Ozonioterapia Membro da Câmara Tecnica do Conselho Federal de Fisioterapia Proprietaria da Clinica Mariana Sanchez Fisioterapia Integrativa

Compartilhe essa notícia: