Viva Saúde

Vamos pensar em saúde?

O que é bem -estar para você?

Mariana Sanchez

Quarta - 26/05/2021 às 11:01



Foto: Divulgação Saúde é movimento
Saúde é movimento

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. Então vamos fazer uma reflexão dessa definição para compreendermos mais sobre a saúde e como podemos contribuir para termos saúde e assim vivermos melhor...

O primeiro ponto que precisamos analisar é que a saúde é um movimento, isso mesmo! Ela depende de suas atitudes e hábitos e, portanto, depende muito mais de você do que do sistema de saúde de seu país ou do local onde você mora

Outra questão é que ela é definida pelo bem estar, isso é muito subjetivo, ou seja, o que para mim é bem -estar para o outro talvez não seja, assim fica a pergunta: o que é bem -estar para você?

Precisamos também pensar sobre o físico, seu corpo, seus exames, seu movimento, o funcionamento dos seus órgãos, todo o físico é impactado pela sua genética, pela sua idade, pelos seus hábitos alimentares e de atividade física. Quais doenças seus pais ou avós tiveram? Como é seu estilo de vida? São perguntas que devemos fazer para avaliar a nossa saúde física.

Mas o conceito vai além do físico, pois inclui o bem -estar mental e social...Aí a coisa complica ! Precisamos entender quem somos, nossa mente, nossos sentimentos...Um turbilhão de ideias, sensações que mudam a cada situação vivida... Você nesse momento pode estar bem estressado, mas daqui algumas horas sentirá uma plenitude, uma paz...Então, para ter saúde precisamos centrar nossas pensamentos, sentimentos e atitudes para que a Saúde se faça presente.

Ainda falta o Social, que é um contexto bem amplo: desde suas relações sociais até o seu convívio em sociedade e, permeando isso tudo, temos a influência da política, das leis, da economia...Será que ir para a balada todo o fim de semana, dormir poucas horas, passar um tempo enorme de salto e com dor nos pés, por uma vida social ativa é ter bem-estar social? Será que isso contribui mesmo com sua saúde?

O importante é lembrar desse movimento da Saúde, sintonize-se com ele pois seu próprio corpo irá responder o que lhe trás saúde...Escute seu corpo, silencie para perceber esse movimento tão rico que junto com ele vem a vontade de viver!

Uma semana repleta de saúde para todos nós!

Siga nas redes sociais
Mariana Sanchez

Mariana Sanchez

Doutora em Saude Coletiva UFMA Mestre em Ergonomia UNESP Coordenadora do curso de graduação de Fisioterapia Estácio Docente da UniFacema Docente de cursos de Pos Graduação em Saúde Docente de curso em Habilitação em Ozonioterapia Membro da Câmara Tecnica do Conselho Federal de Fisioterapia Proprietaria da Clinica Mariana Sanchez Fisioterapia Integrativa

Compartilhe essa notícia: