A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. Então vamos fazer uma reflexão dessa definição para compreendermos mais sobre a saúde e como podemos contribuir para termos saúde e assim vivermos melhor...
O primeiro ponto que precisamos analisar é que a saúde é um movimento, isso mesmo! Ela depende de suas atitudes e hábitos e, portanto, depende muito mais de você do que do sistema de saúde de seu país ou do local onde você mora
Outra questão é que ela é definida pelo bem estar, isso é muito subjetivo, ou seja, o que para mim é bem -estar para o outro talvez não seja, assim fica a pergunta: o que é bem -estar para você?
Precisamos também pensar sobre o físico, seu corpo, seus exames, seu movimento, o funcionamento dos seus órgãos, todo o físico é impactado pela sua genética, pela sua idade, pelos seus hábitos alimentares e de atividade física. Quais doenças seus pais ou avós tiveram? Como é seu estilo de vida? São perguntas que devemos fazer para avaliar a nossa saúde física.
Mas o conceito vai além do físico, pois inclui o bem -estar mental e social...Aí a coisa complica ! Precisamos entender quem somos, nossa mente, nossos sentimentos...Um turbilhão de ideias, sensações que mudam a cada situação vivida... Você nesse momento pode estar bem estressado, mas daqui algumas horas sentirá uma plenitude, uma paz...Então, para ter saúde precisamos centrar nossas pensamentos, sentimentos e atitudes para que a Saúde se faça presente.
Ainda falta o Social, que é um contexto bem amplo: desde suas relações sociais até o seu convívio em sociedade e, permeando isso tudo, temos a influência da política, das leis, da economia...Será que ir para a balada todo o fim de semana, dormir poucas horas, passar um tempo enorme de salto e com dor nos pés, por uma vida social ativa é ter bem-estar social? Será que isso contribui mesmo com sua saúde?
O importante é lembrar desse movimento da Saúde, sintonize-se com ele pois seu próprio corpo irá responder o que lhe trás saúde...Escute seu corpo, silencie para perceber esse movimento tão rico que junto com ele vem a vontade de viver!
Uma semana repleta de saúde para todos nós!