Verbo

Piauí Rio começa quinta-feira (14) no Rio de Janeiro

A solenidade de abertura oficial da Mostra Mostra “Piaí, Piaqui, Piauí” acontecerá às 8h30, no Anfiteatro do Bondinho Pão de Açúcar

Terça - 12/10/2021 às 10:10



Foto: Divulgação Mapa do Piauí gigante será uma das atrações da Piauí Rio
Mapa do Piauí gigante será uma das atrações da Piauí Rio

Já pensou em pegar o Bondinho Pão de Açúcar e desembarcar no Piauí? Essa é a proposta do Sebrae no Piauí que a partir de 14 de outubro realiza a ação Piauí Rio, no Rio de Janeiro, evidenciando para cariocas, fluminenses e visitantes da cidade maravilhosa as belezas naturais e culturais do Piauí.

O Piauí Rio envolve a Mostra “Piaí, Piaqui, Piauí”, no Bondinho Pão de Açúcar, que acontecerá de 14 a 18 de outubro; Exposição de Artesanato do Piauí no CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, de 15 de outubro a 15 de novembro; e Encontro de Negócios de Turismo do Piauí, que será realizado quinta-feira (14).

“O Piauí Rio é uma ação grandiosa, por meio da qual o Sebrae mostrará as riquezas e potencialidades do Piauí num dos principais polos turísticos do Brasil. A ideia é divulgar o que o nosso Estado tem de melhor, atraindo para o Piauí não somente o turista carioca e fluminense, mas também de outras partes do Brasil e do mundo, especialmente nesse momento de retomada”, pontua o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.

A solenidade de abertura oficial da Mostra Mostra “Piaí, Piaqui, Piauí” acontecerá às 8h30, no Anfiteatro do Bondinho Pão de Açúcar. Já o Encontro de Negócios ocorrerá às 15h30 no Crab, seguido da abertura oficial da Exposição de Artesanato, marcada para às 17h00.

“Por meio do Piauí Rio, pretendemos mostrar o que o Piauí tem de melhor, destacando a imagem positiva do Estado para incrementar o turismo na nossa região e fortalecer os pequenos negócios atrelados a essa cadeia produtiva. No Bondinho Pão de Açúcar, faremos os visitantes perceberem que o Piauí está logo ali, ao alcance de todos e que é uma terra exuberante que vale muito a pena conhecer. Já no Crab, mostraremos um pouco mais a riqueza do nosso artesanato. E por fim, teremos um encontro de negócios para vender o destino Piauí. Serão ações que reforçarão a missão do Sebrae de fomentar o empreendedorismo e promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios”, pontua o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.


Feira de Turismo e Negócios do Piauí no Rio de JaneiroO Piauí Rio é uma ação do Sebrae no Piauí em parceria com o Governo do Estado do Piauí, Bondinho Pão de Açúcar, Crab, Sistema Fiepi, Fecomércio Piauí e Sistema Faepi/Senar.
MOSTRA “PIAÍ, PIAQUI, PIAUÍ”
Bondinho Pão de Açúcar
Abertura: 14/10 · às 8h30 (Para autoridades e convidados)
Visitação: 14/10 à 18/10/2021
Horário de Funcionamento:
Quinta-Feira e Segunda-Feira · 10h às 18h45
Sexta-Feira a Domingo · 9h às 18h45
Entrada de visitantes somente até as 18h00

A Mostra “Piaí, Piaqui, Piauí” conta com curadoria do renomado diretor artístico Marcello Dantas, que concebeu o projeto com foco em promover uma completa experiência sensorial pela natureza, cultura, gastronomia e artesanato piauiense.

Ao chegar no Morro da Urca, primeira parada do Bondinho Pão de Açúcar, dentro do Anfiteatro terá uma exposição com cinco telas de projeção fazendo uma narrativa imersiva pelas seguintes óticas: Máquina do Tempo (Arqueologia); No Rastro da História (Cidades); Do Rio ao Mar (Natureza); e Erudito e Popular (Arte e Cultura); com trilha sonora regional, passando pela Orquestra Sinfônica de Teresina, Induo (dupla de jovens sanfoneiros), Orquestra Bandolins de Oeiras, Sebastiana (São Raimundo), Caju Pinga Fogo e Maria da Inglaterra.

Ainda no Anfiteatro, para quem curte aventuras, as mais belas paisagens do estado do Piauí poderão ser conferidas do alto de uma asa delta ou em cima de uma prancha. Tudo isso através de modernos simuladores de voo e kitesurf, que permitirão aos visitantes uma experiência em 3D pelos ares e mares do Piauí.

Diariamente, um palco montado no Espaço Baía de Guanabara, onde fica a praça de alimentação do local, receberá apresentações culturais com artistas do Piauí e convidados. As atrações serão Vagner Ribeiro e Valor de Pi e Patrícia Melodi, além da Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, convidada pelo Sebrae no Piauí para se apresentar no evento.

Na área externa do Anfiteatro, duas esculturas revelarão as paisagens piauienses aos melhores cenários cariocas: a Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, contrasta com o Morro da Urca. Já a Imagem da Praia do Coqueiro se sobrepõe à Baía da Guanabara. Serão dois conjuntos de barras nas quais, com o artifício da ilusão ótica, serão apresentadas as imagens que se revelarão com o movimento do espectador. Um colírio para os olhos.

No espaço do expositor, 20 empresas comercializarão peças em cerâmica, rendas, arte santeira, cestaria e trançados em carnaúba, joalheria com opalas de Pedro II (únicas no Brasil), castanha, cajuína, mel, entre muitos outros produtos símbolos da cultura regional, dando a oportunidade aos visitantes de levarem um pedacinho do Piauí para suas casas.

No Mirante Maria Ercília, no Morro da Urca, um imenso mapa do Piauí proporcionará uma incursão inusitada pelos marcos naturais e geográficos do estado. Serão sinalizados cinco pontos, onde os visitantes, por meio de videoscópios digitais (telescópios com vídeos), poderão ver imagens de pontos turísticos do Piauí como se estivessem olhando diretamente para eles, entendendo ainda a sua localização geográfica.

CRAB RECEBE EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO DO PIAUÍ
Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB)
Praça Tiradentes, 69 - Centro
Abertura: 15/10 · às 17h00 (Para autoridades e convidados)
Visitação: 16/10 à 15/11/2021
Horário de Funcionamento:
Terça-Feira a Sábado · 10h às 17h

Paralela à Mostra no Bondinho Pão de Açúcar, acontecerá ainda uma Exposição de Artesanato do Piauí, no CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, localizado na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro.

Na exposição, que conta com curadoria do designer Renato Imbroisi, os visitantes poderão conhecer o rico trabalho dos artesãos piauienses, que com as mãos entalham a madeira, moldam a cerâmica, bordam, fazem renda, trançam a palha ou lapidam pedras que dão origem a belas joias de opala.

As peças artesanais de diversos núcleos de artesanato do Piauí, que compõem a exposição, serão comercializadas no CRAB, com pronta-entrega e também sob encomenda.

ENCONTRO DE NEGÓCIOS DE TURISMO DO PIAUÍ

Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB)
Praça Tiradentes, 69 - Centro
Data: 14/10/2021
Horário: 16h00

Um Encontro de Negócios de Turismo com vendas e prospecção de futuras parceiras para o destino Piauí junto às agências e operadoras do Rio de Janeiro também está na pauta do evento.

Participarão desse encontro de negócios 10 empresários do receptivo do Piauí, os quais terão a oportunidade de realizar networking com cerca de 50 agentes de viagens, previamente selecionados. A ideia é não só apresentar produtos e serviços do Estado, mas também capacitar os agentes para promoção e comercialização do destino turístico nordestino.

Siga nas redes sociais
Cintia Lucas

Cintia Lucas

Cintia Lucas é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Comunicação pela mesma instituição. A coluna vai abordar os bastidores da notícia, com foco em temas de interesse público. Contato: cintialuc1@hotmail.com

Compartilhe essa notícia: