Municípios

Piauí Hoje realiza campanha de arrecadação de livros para escola da Serra do Inácio

O endereço para o envio é: rua Abdias Sousa, 266, bairro Centro, CEP: 64753, Betânia do Piauí-PI

Cintia Lucas

Sexta - 24/12/2021 às 15:18



Foto: Ilustração bay Italo Veloso Esta campanha é uma iniciativa do portal Piaui Hoje.Com
Esta campanha é uma iniciativa do portal Piaui Hoje.Com

O portal Piauí Hoje (www.piauihoje.com) está promovendo uma campanha para arrecadar livros para a Unidade Escolar Miguel Arcanjo, localizada na Serra do Inácio, município de Betânia, na divisa do Piauí com Pernambuco.

A escola tem Ensino Fundamental, mas a comunidade reivindica a chegada do Ensino Médio, porque muitos alunos param de estudar porque não têm como se deslocar para as cidades próximas. “Essa campanha foi uma iniciativa do editor-chefe do portal, jornalista Luíz Brandão, e a gente amou. A nossa escola tem mais de 300 alunos, da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II e estamos na luta para oferecermos o Ensino Médio”, disse Fabiana Araújo Nunes, coordenadora da escola. 

A campanha vai ser dar da seguinte forma, as pessoas que quiserem participar já podem contribuir com o compartilhamento do link da matéria. A outra forma é enviar livros que podem ser usados pelos alunos do Ensino Fundamental diretamente para o endereço da escola pelos Correios.

O endereço para o envio é: rua Abdias Sousa, 266, bairro Centro, CEP: 64753, Betânia do Piauí-PI.

“A nossa escola fica localizada em uma região muito carente, vulnerável e acreditamos que a educação é a porta de entrada para a mudança, para a transformação social, para melhorar a qualidade de vida de jovens, crianças e adolescentes. Acreditamos na educação como uma ferramenta de mudanças”, disse a coordenadora.

Para o jornalista Luiz Brandão, também é papel da imprensa contribuir para a educação. "Compartilhamos com o pensamento das professoras de que a educação transforma sociedades". 

Na Serra existem duas escolas de Ensino Fundamental. Uma na Vila da Ramada, mantida pela Prefeitura de Curral Novo, e a outra na Vila do Mel, de responsabilidade da Prefeitura de Betânia do Piauí.

Na Unidade Escolar Miguel Arcanjo, na Vila do Mel, existe grande empenho da diretora, das coordenadoras pedagógicas e de professores para melhorar a qualidade do ensino e da educação naquela localidade. A abertura da escola para atividades de integração com a comunidade é uma alternativa para atrair os alunos e seus pais.

A escola também tem sete salas de aula, com ensino do maternal ao 9º ano. Lá são 330 alunos em dois turnos. A escola também tem auditório, biblioteca, refeitório, banheiros para alunos e funcionários, sala de professores, diretoria, salão de atividades e uma quadra de esportes.

São 13 professores, cinco monitores do reforço escolar, três coordenadoras pedagógicas, um secretário, dois vigias e quatro zeladores. A área da escola é limpa e muito arejada.

As coordenadoras pedagógicas Edilene Rodrigues, Vanderlândia Lima e Fabiana Nunes: dedicação e compromisso com o ensino e a Educação 

A diretora Sandeclea Modesto e as coordenadoras pedagógicas Edilene Rodrigues, Fabiana Nunes e Vanderlândia Lima sonham com a chagada do Ensino Médio na escola. Também reclamam de falta de transporte escolar para os alunos que moram mais distantes.

Elas têm uma dedicação muito especial aos alunos com maiores dificuldades de ir a escola e confirmam uma evasão escolar considerável por causa das condições de vida das famílias dos alunos.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: