Verbo

Verbo

Ação do MP/PI recomenda que Estado e PMT instalem mais UTIs Covid e desafoguem hospitais

De agosto de 2020 para hoje, o número de UTIs no Piauí foi reduzido de 335 para 252 leitos, uma queda de, aproximadamente, 25%

Cintia Lucas

Quinta - 04/03/2021 às 15:09



Foto: Redes sociais As UTI's dos hospitais então lotadas em todo o país só com vítima da Covid-19
As UTI's dos hospitais então lotadas em todo o país só com vítima da Covid-19

O Ministério Público do Piauí, por meio das 12ª e 29ª promotorias de Justiça de Teresina, especializadas na defesa da saúde pública, ingressou com ação civil pública, em desfavor do Estado do Piauí e da prefeitura de Teresina para instalação de leitos de UTI Covid em suas redes de saúde em quantidade suficiente capaz de diminuir a sobrecarga no atual quadro de ocupação, devendo estes leitos permanecerem ativos enquanto durar o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia.

De agosto de 2020 para hoje, o número de UTIs no Piauí foi reduzido de 335 para 252 leitos, uma queda de, aproximadamente, 25%. Portanto, a ACP requer a retomada de 335 leitos públicos de UTI covid disponíveis, visto o iminente esgotamento da rede de saúde.

A medida foi tomada ao se analisar que a diminuição da oferta de leitos intensivos tem reflexo direto na atual ocupação crítica que o Piauí apresenta. Os maiores hospitais públicos do Estado, todos sediados em Teresina, apresentam atualmente taxas de ocupação elevadíssimas para leitos de UTI Covid, variando entre 85% e 100%.

Diante desse cenário, é necessária a ampliação desses leitos em ação conjunta e coordenada entre o Município de Teresina e o Estado do Piauí. Para o MP/PI,  recursos não faltam para o custeio destes leitos com equipamentos, insumos e profissionais de saúde.

Siga nas redes sociais
Cintia Lucas

Cintia Lucas

Cintia Lucas é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Comunicação pela mesma instituição. A coluna vai abordar os bastidores da notícia, com foco em temas de interesse público. Contato: cintialuc1@hotmail.com

Compartilhe essa notícia: