
Teresina é a única capital do país com 83% de área rural, e apenas 5% da população mora na zona rural.
Portanto implementar o Turismo Rural é uma proposta de desenvolvimento sustentável em Teresina, que envolve os donos de propriedades, a comunidade local, produtores da agricultura familiar, e os empreendedores instalados na região dos mais diversos segmentos econômicos..
A ação é de grande importância para o crescimento econômico, social e rural estimulando a atração de investimentos, a dinamização das atividades produtivas, criando assim um ciclo virtuoso da cadeia produtiva, com fomento à produção, inovação e comercialização.
Segundo a EMBRATUR “Turismo rural é o conjunto de atividades turísticas praticadas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.
Além disso,o turismo rural está em sintonia com o mundo contemporâneo, onde constata-se a evolução, consolidação e integração de comportamentos modernos e complementares, como a necessidade do homem do campo de diversificar sua fonte de renda, agregando valor a sua produção, e a necessidade do homem urbano de retornar a suas raízes, de vivenciar o espaço rural, resgatando a simplicidade da vida, as tradições, e os costumes.
Pensando nisso e vendo um nicho de mercado e de sustentabilidade, foi que as comunidades rurais, com o apoio das instituições públicas (SEPLAN-PI, SDR-PI, SEMDEC) começaram a desenvolver o Turismo Rural em Teresina, e o piloto está sendo implementado na Grande Cacimba Velha, desde abril. Já foram realizadas 8 edições da Feira do Turismo Rural.
As ações envolvem capacitação, assistência técnica, infra-estrutura, associativismo, construção de roteiros rurais, resgate da cultura da região e muito mais. Tudo tendo como eixo central a Feira de Turismo Rural.
Buscando fortalecer o Turismo Rural em Teresina, esta coluna irá acompanhar e divulgar tudo que está acontecendo neste maravilhoso mundo rural.
A Feira do Turismo Rural acontece uma vez no mês, aos domingos. A proxima edição acontecerá dia10 DE DEZEMBRO .
O QUE ACONTECEU NA 8 EDIÇÃO DA FEIRA DO TURISMO RURAL DA GRANDE CACIMBA VELHA.

Cajaíba, mostrando artesanato, doces, temperos, e comidas típicas.

Tapuia com a Gastronomia Rural

Localidade Lagoa de Dentro e Cacimba Velha com Gastronomia.

Espaço da Gastronomia Regional, Os turistas apreciando a comida regional.

Localidade Vale do Aroeira

Fazenda Vale do Leite, produção de queijos

Sitio Tabuk marcando presença.

Artesanato produzido pela comunidade

produção de hortaliças

Nossos turistas recebidos com muito carinho

A Fazenda da Paz mostrando o seu potencial produtivo.

Santa Tereza com sua produção de linguiças caseiras

Os turistas de Teresina, Jaqueline Melo e Ana Dias com o deputado Lima, que comanda a SDR, apostando que é possivel fortalecer o Turismo Rural
O PROJETO TEM O APOIO TAMBÉM: CONSELHO DE ECONOMIA- CORECON, FUNACI, FAZENDA DA PAZ, FAPEPI.
