Ligado na Câmera

Estudante da rede municipal de Campo Maior representa Piauí no Chile

Segunda - 02/07/2018 às 01:07



Foto: Jorge Câmara LÉO PEREIRA
LÉO PEREIRA
LÉO PEREIRA

As dificuldades de um adolescente, morador da zona rural de Campo Maior, não foram obstáculos para Leo Pereira. Aluno da Escola Municipal Briolange Oliveira, o adolescente de 15 anos, morador da Localidade Poção, não se sentiu intimidado em criar  um projeto de leitura como forma de ajudar os colegas do 7 ano da sua escola, que agora será premiado na Expo-ciência Latino-americana no Chile.

“Muitos dos meus colegas estavam tirando notas baixas e resolvi ajudar através da leitura, pois é através da leitura que conseguimos ampliar nossas ideias. No primeiro momento não foi fácil. Muitos estiveram nas primeiras rodas de leitura e apenas cinco leram o livro que foi distribuído. Depois de um ano, os resultados foram muitos bons, toda a turma conseguiu tirar boas notas em todas as disciplina”, declara o autor do Projeto Aventure-se na Leitura.

Silvana Orsano - Orientadora de Iniciação CientíficaPara a orientadora do projeto, professora Silvana Orsano, o “Aventure-se na Leitura” foi escolhido, em uma feira de ciências para representar o Piauí, pela simplicidade dos objetivos e os alcance socioeducacionais de grande relevância.

“Depois de três feiras internacionais que participamos no Brasil, e da análise de mais de 350 projetos de iniciação científica, apenas o “Aventure-se na Leitura” foi o escolhido para representar o Piauí. Apenas 8 estados participam da Expociências Latinoamericana, em Antofagasta, no Chile. Isso é importante pois lá iremos receber a premiação e mais países poderão conhecer a experiência exitosa de Campo Maior", enfatizou Orsano.

A Secretaria de Educação do município de Campo Maior vem  desenvolvendo uma série de ações e projetos que “visam tornar a educação em Campo Maior uma das melhores do país”, segundo a Secretária Municipal de Educação, Professora Conceição Lima,

“Vivemos um momento ímpar. Campo Maior tem se destacado pelos prêmios que recebe, pela avaliações externas, o que motiva nossos alunos e nossos professores. Fomos laureados com 67 medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática e a única medalha de ouro coube a Campo Maior. Sinto-me agradecida ao prefeito Professor Ribinha por ter confiado a mim a gestão da secretaria e o apoio que ele dá  para que tenhamos esses índices”, emociona-se Conceição Lima.

Secretária de Educação Conceição Lima (C)Para a secretária, “a vida do Leo terá uma mudança significativa. O contato com outras culturas, a apresentação do seu projeto em um outro país fará uma grande diferença”.

A Expociência Latinoamericana Esi-Amlat, trata-se de uma feira internacional de ciência e tecnologia não competitiva, denominada Expociências, cujo objetivo é promover a exposição de projetos científicos realizados por crianças e jovens da América Latina, em um ambiente multicultural e com a colaboração de diversas instituições. 

O programa do ESI AMLAT 2018, consiste em uma variedade de atividades: visitas culturais e científicas, exposição de projetos, workshops e conferências.

Siga nas redes sociais
Professor Jorge Câmara

Professor Jorge Câmara

Jorge Câmara é professor da rede estadual de educação, formado em Letras/Português.

Compartilhe essa notícia: