As dificuldades de um adolescente, morador da zona rural de Campo Maior, não foram obstáculos para Leo Pereira. Aluno da Escola Municipal Briolange Oliveira, o adolescente de 15 anos, morador da Localidade Poção, não se sentiu intimidado em criar um projeto de leitura como forma de ajudar os colegas do 7 ano da sua escola, que agora será premiado na Expo-ciência Latino-americana no Chile.
“Muitos dos meus colegas estavam tirando notas baixas e resolvi ajudar através da leitura, pois é através da leitura que conseguimos ampliar nossas ideias. No primeiro momento não foi fácil. Muitos estiveram nas primeiras rodas de leitura e apenas cinco leram o livro que foi distribuído. Depois de um ano, os resultados foram muitos bons, toda a turma conseguiu tirar boas notas em todas as disciplina”, declara o autor do Projeto Aventure-se na Leitura.
Para a orientadora do projeto, professora Silvana Orsano, o “Aventure-se na Leitura” foi escolhido, em uma feira de ciências para representar o Piauí, pela simplicidade dos objetivos e os alcance socioeducacionais de grande relevância.
“Depois de três feiras internacionais que participamos no Brasil, e da análise de mais de 350 projetos de iniciação científica, apenas o “Aventure-se na Leitura” foi o escolhido para representar o Piauí. Apenas 8 estados participam da Expociências Latinoamericana, em Antofagasta, no Chile. Isso é importante pois lá iremos receber a premiação e mais países poderão conhecer a experiência exitosa de Campo Maior", enfatizou Orsano.
A Secretaria de Educação do município de Campo Maior vem desenvolvendo uma série de ações e projetos que “visam tornar a educação em Campo Maior uma das melhores do país”, segundo a Secretária Municipal de Educação, Professora Conceição Lima,
“Vivemos um momento ímpar. Campo Maior tem se destacado pelos prêmios que recebe, pela avaliações externas, o que motiva nossos alunos e nossos professores. Fomos laureados com 67 medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática e a única medalha de ouro coube a Campo Maior. Sinto-me agradecida ao prefeito Professor Ribinha por ter confiado a mim a gestão da secretaria e o apoio que ele dá para que tenhamos esses índices”, emociona-se Conceição Lima.
Para a secretária, “a vida do Leo terá uma mudança significativa. O contato com outras culturas, a apresentação do seu projeto em um outro país fará uma grande diferença”.
A Expociência Latinoamericana Esi-Amlat, trata-se de uma feira internacional de ciência e tecnologia não competitiva, denominada Expociências, cujo objetivo é promover a exposição de projetos científicos realizados por crianças e jovens da América Latina, em um ambiente multicultural e com a colaboração de diversas instituições.
O programa do ESI AMLAT 2018, consiste em uma variedade de atividades: visitas culturais e científicas, exposição de projetos, workshops e conferências.