Olhe Direito!

Olhe Direito!

Um teatro e a vida de volta

O centenário teatro tem centenas de boas histórias em seu derredor, em seu interior, nas coxias, na plateia

Alvaro Mota

Sexta - 09/09/2022 às 22:32



Foto: Reprodução Teatro 4 de Setemrbo, em Teresina
Teatro 4 de Setemrbo, em Teresina

O Theatro 4 de Setembro tem esse nome porque foi na data de 4 de setembro de 1889 que um grupo de senhoras ricas de Teresina pediu ao então presidente (governador) da Província, Theofilo Fernandes dos Santos, que construísse uma casa de espetáculos na cidade. O que se sucedeu a partir daí foi uma instabilidade política própria do período, que fez com que o Piauí tivesse, entre setembro de 1889 e abril de 1894, quando se inaugurou o teatro, 13 governadores.

Ainda assim, o teatro ganhou forma em 21 de abril de 1894, na gestão de Coriolano Carvalho e Silva, primeiro governador eleito do estado do Piauí no período republicano. O que poderia parecer um ato administrativo regular e possivelmente até rotineiro em uma Teresina muito provinciana no final do século XIX, poderá ser percebido no corres da história da cidade como ponto para novidades como as primeiras exibições de cinema na cidade, já no século XX, quando a invenção dos irmãos Lumière (1895) chega às telas de Teresina justamente no espaço do Theatro 4 de Setembro.

O centenário teatro tem centenas de boas histórias em seu derredor, em seu interior, nas coxias, na plateia. Ao seu lado existiu o lendário Bar Carnaúba, com sua arquitetura própria e apropriada para o nome. Depois, esse espaço se transformou em uma galeria de arte, durante o governo modernizador de Alberto Silva (1971-1975). A galeria foi posta abaixo em uma das últimas alterações de grande monta realizada no Theatro, durante o governo Mão Santa, abrindo espaço para uma espécie de jardim e um palco que serve à apresentação de artistas locais em programas culturais como o Boca da Noite, atualmente desativado.

O vai-e-vem de mudanças físicas e arquitetônicas no Theatro, melhorias em sua acústica, iluminação e som, os milhares de espetáculos que a casa recebeu e sua condição de um ponto de apoio para formação de geração de atores, diretores, dramaturgos e outros profissionais são exemplos da fundante importância deste centenário equipamento cultural da cidade de Teresina.

Deveria ser também o Theatro o ponto de partida para um amplo, vigoroso e continuado processo de revitalização do Centro da cidade. Parte de um complexo cultural que envolve Clube dos Diários, a própria praça Pedro II, onde está situado, o fechado Cine Rex e a Central de Artesanato Mestre Dezinho, o Theatro 4 de Setembro pode e deve ser encarado como uma espécie de alma-mater do centro da cidade, marco inicial para um cada vez mais necessário e inadiável processo de reocupação habitacional da região central de Teresina, fazendo dela um celeiro da economia criativa da cidade.

Álvaro Fernando da Rocha Mota é advogado. Procurador do Estado. Ex-Presidente da OAB-PI. Mestre em Direito pela UFPE. Doutorando em Direito pela PUC-SP. Presidente do Instituto dos Advogados Piauienses. Presidente do CESA-PI.

Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: