Olhe Direito!

Mestres e mestras do Direito


Dia do professor

Dia do professor Foto: Divulgação

Hoje é Dia do Professor, profissão muito bem definida como a que forma todas as profissões. Acredito que toda criatura humana deva gratidão a professores – sejam eles de que níveis forem. Sempre serei grato a todos os professores e a todas as professoras que tive a sorte de encontrar pela vida, mas neste dia dedicado aos mestres e às mestras, pretendo lembrar especificamente dos professores e das professoras de Direito, porque além de ter-me graduado na área, sou filho e neto de professores de ciências jurídicas.

Como modo de não correr o risco, penso que é bastante razoável não citar nomes, porque qualquer um de nós que se graduou ou está se graduando em Direito pode contar facilmente duas dezenas de professores pela vida. Como o estudo no Direito é continuado com pós-graduação e outros cursos para melhor qualificação profissional, há sempre outros tantos a serem citados.

Melhor é que se fale do professor e da professora do Direito como um perfil de profissional que nos ajuda com o conhecimento e nos guia pelos caminhos de uma formação consolidada na ética, na moral, o respeito insuperável à lei e à ordem.

Sou formado na Faculdade de Direito de Recife, uma escola que formou grandes nomes no Direito, da Literatura e da Política em nosso país. Mas preciso olhar é meu entorno, é para as faculdades de Direito públicas e privadas em nosso Estado, as quais ao longo de, pelo menos, meio século, têm sido os responsáveis por notável difusão do saber jurídico, bem assim a formação de profissionais altamente capazes e bem-sucedidos. Exemplos disso não faltam e qualquer um que leia esse texto será capaz de enumerar uma dezena de bons e de boas profissionais do Direito, seja no campo privado, seja no exercício público de nosso mister.

Expresso, sobre o ensino de Direito, a homenagem mais detida àqueles professores que a exercem nas instituições públicas, sem embargo do respeito e da admiração aos que atuam em faculdades privadas. Mas é fundamental que se mencionem as faculdades de Direito da Universidade Federal d Piauí e da Universidade Estadual do Piauí, as mais longevas entre instituições de graduação em ciências jurídicas e, por isso mesmo, aquelas que têm mais profissionais saídos de seus quadros para  exercer com desvelo e êxito o trabalho de operadores e operadoras do Direito no Piauí e no Brasil.

Os professores e as professoras que formaram e seguem formando profissionais de Direito em nosso Estado podem até ser colocados como os gigantes citados por Isaac Newton ao ser coroado cavaleiro do reino da Grã-Bretanha: lá chegou porque se pôs sobre os ombros de quem era maior que ele. Assim são nossos mestres e nossas mestras do Direito no Piauí, gigantes que produzem bons discípulos, alguns dos quais trilham outro caminho, este apontado por Aristóteles: “O verdadeiro discípulo é aquele que supera o mestre”.

Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.
Próxima notícia

Dê sua opinião: