Marketing News

Quais as principais áreas de gestão de clínicas médicas?

Conheça um pouco mais sobre as áreas mais comuns e importantes das clínicas médicas

Wagner Santos

Quarta - 17/08/2022 às 10:31



Foto: Imagem: Freepik.com gestão de clínicas médicas
gestão de clínicas médicas

Na hora de administrar uma clínica médica, é comum surgirem algumas dúvidas. Existem muitas opções de softwares em gestão de clínica e muitas áreas diferentes dentro do funcionamento diário que podem trazer confusão na hora de organizar.

Primeiramente, é muito importante fazer uma boa gestão para o rendimento da clínica. Com ele, você consegue prever gastos, realizar investimentos e organizar o orçamento para possíveis imprevistos.  

Além disso, escolher as pessoas responsáveis pelas áreas vai fazer toda a diferença no seu dia a dia. O conhecimento delas e uma boa digitalização podem fazer a sua clínica ter ótimos resultados.

Por isso, trouxemos as principais áreas de gestão de clínica médica para você organizar a administração do seu consultório. Confira!

  • Gestão financeira

É nessa área que você tem o controle financeiro da sua clínica. Na área de gestão financeira todo o valor que entra e sai é contabilizado. 

Através dessa área, você poderá realizar um planejamento financeiro tanto dos gastos atuais quanto de possíveis imprevistos e investimentos. Isso vai tornar possível traçar metas de crescimento para expandir o seu negócio. 

Para o bom funcionamento dessa área, é muito importante ter um bom controle de todo o fluxo de caixa e realizar relatórios sazonais sobre o desempenho da clínica. Se possível, use uma ferramenta para otimizar esses documentos e tornar mais produtiva a administração financeira da sua clínica.

  • Gestão de estoque

Os recursos utilizados na rotina de atendimentos precisam estar sempre em boas condições. Para que tudo corra bem no dia a dia de uma clínica médica, é indispensável que todo o material necessário esteja sempre disponível. 

Para isso, a gestão do estoque vai evitar desperdícios e o maior controle desses materiais, além de garantir que as normas de armazenamento sejam cumpridas.

Isso vai atestar a qualidade dos atendimentos e pode fazer toda a diferença para os seus pacientes, pois terão a impressão de ser uma clínica confiável e organizada.

Não se esqueça da organização do inventário e do estoque, para tornar sua rotina mais otimizada e manter o padrão de higiene necessário.

  • Gestão de pessoas

Essa área é conhecida popularmente como RH. Mas não pense que ela é responsável apenas pela contratação e pela demissão de pessoas. 

A área de gestão de pessoas realiza todos os processos que envolvem quem trabalha no seu consultório, desde os médicos até os funcionários da limpeza. Ela garante o cumprimento das leis como férias, décimo terceiro, contratos e muitos outros processos diários. 

Ter uma boa gestão da área de pessoas é essencial para evitar demissões e contratações desnecessárias e para prever custos e investimentos em mais funcionários. 

  • Gestão da marca e divulgação!

Essa é uma das áreas que pode parecer banal à primeira vista, porém, é uma das mais importantes porque é com ela que você consegue prospectar novos clientes e aumentar os seus atendimentos. 

A gestão da marca é responsável pelo cuidado com materiais publicitários e mídias sociais que são os primeiros contatos que os novos pacientes geralmente têm com a clínica. 

Além disso, é responsável pelo marketing e pela divulgação dos serviços prestados e dos cases de sucesso dos pacientes, que são dois itens que trazem mais informação e confiabilidade para os novos clientes.

  • Gestão de agendamentos

Essa área é responsável por um item muito precioso da clínica, os agendamentos. Eles são a engrenagem que faz os agendamentos das consultas dos pacientes. 

É uma área que pode ser automatizada, o que significa que é possível deixar a sua agenda disponível 24h para que os próprios pacientes agendem o atendimento. 

Para maior otimização da agenda, é interessante utilizar o prontuário eletrônico. Ele é uma ferramenta complementar ao agendamento eletrônico, pois facilita na organização dos dados dos pacientes. Além disso, pode adiantar a consulta, pois o profissional da saúde saberá tudo que precisa antes mesmo do paciente entrar, e estará mais preparado.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: