Marketing News

Leilão de imóveis também é uma oportunidade para investidores

Estudando bem o mercado imobiliário, é possível encontrar boas oportunidades de investimentos em lei

Wagner Santos

Quarta - 17/05/2023 às 11:19



Foto: Imagem: Freepik.com Leilão de imóveis
Leilão de imóveis

O ramo de imóveis é um dos mais requisitados quando o assunto é investimento e o motivo está diretamente relacionado à alta procura por propriedades no país. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e a Brain Inteligência Estratégica, em novembro de 2022, três em cada dez brasileiros estavam em busca de um novo imóvel para morar.

A grande demanda faz do ramo imobiliário um ambiente propício para investimentos, principalmente para aqueles que buscam uma alternativa ao mercado tradicional de compra e venda de propriedades. Em um leilão de imóveis, por exemplo, é possível encontrar diversas propriedadesdiversos bens à venda por preços abaixo do mercado, oferecendo baixo custo e alto retorno financeiro aos investidores. 


Em eventos como este, o investidor paga menos e pode alugar ou revender a propriedade por um valor mais alto. Tendo planejamento e conhecendo sobre como funcionam os leilões, a tendência é de retorno financeiro e lucro. 

Vantagens de investir em leilões de imóveis


A facilidade em se encontrar imóveis de baixo custo em um leilão ocorre por serem ofertas que, na maioria das vezes, estão com valores abaixo do mercado imobiliário tradicional. Esse fator é uma das principais vantagens que a modalidade oferece a um investidor. 


Se o imóvel adquirido em um leilão for avaliado no mercado imobiliário em R$ 1 milhão, mas arrematado por R$ 500 mil, o investidor garante um bom negócio na compra da propriedade, pela metade do preço. Caso ele revenda o bem pelo preço da avaliação ou acima do valor pago, ele ainda assim garante lucro na negociação. 


Outra vantagem desse tipo de investimento é a chance de expandir territorialmente o patrimônio, uma vez que é possível encontrar um leilão de imóveis no Espírito Santo, mesmo vivendo em São Paulo, por exemplo. Ou seja, há oportunidades em diferentes estados e municípios brasileiros. 


A transparência do processo também é uma das vantagens dessa modalidade de venda. Isso porque o valor mínimo a ser pago pelo imóvel é especificado nos editais e a negociação, a partir de lances e não por especulação do mercado imobiliário, ocorre em tempo real. 


Vale lembrar que a participação em um leilão de imóveis em São Paulo e demais regiões pode ser feita desde que a pessoa cumpra alguns requisitos, como ter mais de 18 anos e se cadastrar previamente no site de leilões ou junto ao leiloeiro responsável. Além disso, alguns eventos solicitam a apresentação de documentos específicos, geralmente descritos nos editais dos leilões. 

Dicas para investir em leilões de imóveis 


As principais recomendações para garantir um bom negócio são conhecer esse tipo de evento e o mercado imobiliário a fundo, ler os editais, ter atenção ao estado dos imóveis e prever os gastos adicionais. 

Entenda como funciona o mercado imobiliário e os leilões


O conhecimento é um dos pontos fortes de um investidor de sucesso. Para quem deseja se dedicar às aplicações imobiliárias, é indispensável conhecer o mercado de imóveis, entender sobre o funcionamento dos leilões e desvendar as principais tendências dos setores. 


Ler conteúdos, buscar por informações na internet ou até mesmo se matricular em cursos específicos podem ajudar nessa empreitada. Um bom investidor precisa saber quais tipos de imóveis são mais rentáveis, como está a procura por cada categoria de propriedade e o que esperar das margens de lucros para cada negociação. 


Para além do conhecimento sobre o mercado imobiliário, é importante verificar a autenticidade do leilão. Toda casa de leilões – presencial ou online – dispõe de um leiloeiro oficial. Seu nome e número de registro na Junta Comercial do estado onde tem escritório devem estar disponíveis para consulta. Esses dados podem ser conferidos nos sites das juntas comerciais do estado.

Leia os editais de leilões


Os editais são uma espécie de guia para qualquer comprador de leilão. Nesses documentos é possível encontrar informações técnicas do imóvel, local, detalhes da compra e demais dados essenciais para a tomada de decisão. 


Antes de dar um lance na propriedade, é fundamental que o investidor leia com atenção o edital, se certifique de que todas as características dispostas ali estão dentro do que ele espera para o seu investimento e confira a matrícula do imóvel junto ao respectivo cartório. O documento está disponível no site do leiloeiro.

Tenha atenção ao estado do imóvel e gastos adicionais


Em alguns leilões, o investidor consegue analisar o estado de conservação do imóvel por meio de imagens e laudo disponibilizado pelo vendedor. Essa possibilidade é uma boa opção para garantir que a propriedade é um investimento positivo. 


Após a análise do bem, pode-se ainda conhecer a região onde se encontra a propriedade, com o endereço fornecido no edital. Essa verificação é essencial para identificar o bairro, a vizinhança e até fazer uma pesquisa sobre valores de imóveis similares – como seria feito em uma compra tradicional. 


Além do valor do imóvel, vale acrescentar no planejamento financeiro da compra os custos adicionais, que podem incluir taxas de registro em cartório, impostos, comissão do leiloeiro e reparos ou reformas para fins de valorização.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: