Marketing News

Equipe integrada: como implantar onboarding de forma eficaz

Softwares auxiliam no processo de integração de novos colaboradores nas empresas. Conheça vantagens

Wagner Santos

Quinta - 11/11/2021 às 17:31



Foto: Imagem: Pixabay Equipe integrada
Equipe integrada

Novos funcionários precisam conhecer os procedimentos da companhia em que vão trabalhar. O onboarding pode ser uma forma rápida e eficaz de dar início a essa jornada. Implantar esse processo de integração de novos membros em uma empresa traz resultados mensuráveis. Há vantagens tanto para os funcionários, que logo ficam por dentro da dinâmica, quanto para a própria empresa, que não arrisca seus procedimentos com interferências ineficientes. 

Junto à conquista que uma nova contratação representa para uma empresa, vem também a responsabilidade do setor de Recursos Humanos (RH) em acertar na admissão para que o crescimento do negócio seja possível. O processo de onboarding é uma ação do RH que mobiliza os outros setores para familiarizar o novo colaborador com os valores, as atividades e a rotina da companhia. 

Dados levantados pelo Glassdoor, um dos maiores sites de vagas e recrutamento do mundo, mostram que um programa de onboarding é capaz de aumentar a retenção de talentos em até 82% quando bem executado. Além disso, segundo a pesquisa, a produtividade empresarial também passa a ser elevada em 70%, com um processo de integração eficiente. 

Softwares no processo de onboarding.

Ao longo do processo de seleção, recrutamento e contratação de um novo profissional, o RH pode contar com recursos tecnológicos. As empresas têm optado por facilitar essas ações por meio de um software de gestão de pessoas, tornando o RH digital. 

Os processos de RH passam a ser automatizados, trazendo simplicidade e agilidade para a contratação. Dentre as inúmeras vantagens do software, ele pode ajudar nas ações de onboarding, com funcionalidades como a automatização e o preenchimento de informações, eliminando o uso de formulários. 

O software permite ainda a integração remota, já que facilita a criação de um ambiente de trabalho e de treinamento virtual, capacitando os funcionários de maneira ágil e precisa. Caso seja necessário, é possível aplicar provas no sistema e ter seus dados disponíveis para avaliações de performance posterior. 

Vantagens do onboarding para empresa e funcionários! 

O momento da contratação pode inspirar uma maior motivação no profissional, sendo essa a hora ideal para que a cultura organizacional seja apresentada e assimilada por ele. Dessa forma, é possível integrar o novo colaborador antes que ele se sinta deslocado ou perdido no funcionamento da empresa. 

O onboarding gera a sensação de pertencimento no novo colaborador, o que pode fazer com que ele não desista da vaga e a empresa não precise fazer um novo processo de contratação. Assim, a rotatividade é reduzida, a equipe passa a ser mais unida e a empresa, consequentemente, mais competitiva no mercado. 

Um time engajado e com qualidade contribui também para que a reserva financeira da empresa não seja comprometida. De acordo com o Work Institute, a substituição de um colaborador custa de 16% a 20% do seu salário. Caso as taxas de turn over, ou seja, de rotatividade, passem a ser constantes, o gasto pode ser potencializado, trazendo prejuízos à organização.

Implantando o onboarding de forma eficaz 

Para fazer o onboarding de novos funcionários de maneira eficaz é preciso pensar de forma estruturada. Deixar os detalhes da contratação claros, como o salário, a carga horária e as atividades a serem desenvolvidas, desde a admissão é uma orientação importante. Assim, o colaborador pode se situar e entender claramente o que o aguarda nesse sentido. 

A preparação para a chegada do novo trabalhador pode ser feita com antecedência e as mensagens de boas-vindas, antes mesmo do primeiro dia de trabalho, são formas de dar início ao sentimento de pertencimento. A equipe também deve ser avisada sobre a nova contratação, para que a recepção e a integração do time sejam as mais produtivas possível.

Reuniões de repasses podem ser agendadas para o começo do expediente, com informações sobre as regras básicas e o fluxo da empresa como um todo, até que a dinâmica específica do colaborador possa ser detalhada a ele. A cultura da empresa, a qualidade esperada e o dia-a-dia da organização podem ser ajustados aos poucos, unindo o que empresa e funcionário novo têm para oferecer.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: